Morre Sam Jones aos 88 anos, ídolo do Boston Celtics e um dos maiores jogadores da NBA
Atuando pelos Celtics na década de 1960, Sam Jones tinha uma média de 17,7 pontos e 4,9 rebotes por partida
Morreu aos 88 anos Sam Jones, ídolo do Boston Celtics, segundo jogador com mais títulos na história da NBA e um dos maiores nomes da liga americana de basquete.
Conhecido como "Mr. Clutch", Jones estava no Hall da Fama do basquete desde 1984 e integra a lista dos 50 maiores jogadores da NBA.
Atuando pelos Celtics na década de 1960, o ex-armador tinha uma média de 17,7 pontos e 4,9 rebotes por partida.
A franquia de Massachusetts informou que Jones morreu na noite de quinta-feira na Flórida, onde estava hospitalizado.
Sam Jones foi campeão da NBA com os Celtics de 1959 a 1966, 1968 e 1969. Apenas seu companheiro de equipe, o lendário Bill Russell, com 11 títulos da NBA, ganhou mais troféus do que ele na competição.
Leia também
• Pernambucanos estão prontos para chegar na ponta dos cascos na Copinha
• Com o aumento de casos da Covid, o que esperar do esporte em 2022?
• Pernambuco autoriza 126 quadras esportivas em escolas da rede estadual
"Sam Jones será lembrado como um dos maiores campeões em todos os esportes profissionais", disse o comissário da NBA, Adam Silver.
"Sam era um companheiro de equipe amado e competidor respeitado que jogou o jogo com dignidade e classe. Lamentamos a morte de um gigante do basquete", acrescentou Silver.
Em homenagem ao ex-jogador, os Celtics prestaram um momento de silêncio antes da vitória em casa por 123 a 108 sobre o Phoenix Suns na sexta-feira, quando foi exibido um vídeo sobre a carreira do ídolo na NBA.
A equipe de Boston aposentou a camisa número 24 que ele usava em 1969, ano em que o ex-armador parou de jogar.
"Sam Jones foi um dos arremessadores mais talentosos, versáteis e decisivos das equipes mais bem-sucedidas e dominantes da história da NBA", indicou o comunicado dos Celtics.
"A família Jones está em nossos pensamentos enquanto lamentamos sua perda e lembramos com ternura a vida e a carreira de um dos maiores campeões do esporte americano", acrescentou a franquia de Boston.
Eleito cinco vezes 'All-Star' da NBA, foi escolhido para integrar as históricas equipes dos aniversários de 25, 50 e 75 anos da liga americana de basquete.