Copa América no Brasil rende memes, nomes para o mascote e muita indignação
Mudança da sede do torneio pegou muitos de surpresa, principalmente porque o Brasil tem registrado tristes números em relação à Covid-19
A Conmebol anunciou, na manhã desta segunda-feira (31), que o Brasil sediará a Copa América 2021 depois que Argentina e Colômbia, os organizadores iniciais, foram descartadas justamente por conta da Covid-19.
Em postagem no Twitter, a Conmebol agradece ao presidente Jair Bolsonaro "por abrir as portas daquele país ao que é hoje o evento esportivo mais seguro do mundo". O Brasil já totaliza, vale destacar, 462 mil mortes pela Covid-19 e ocupa o 2° lugar no mundo com mais óbitos em decorrência do novo coronavírus. Os casos acumulados, desde o início da pandemia, já passam dos 16 milhões.
O assunto, lógico, gerou grande repercussão nas redes e os internautas já brincam com o nome do novo mascote para a competição, que terá início no dia 11 de junho.
“Sugestões de mascote para a Copa América no Brasil? Que tal Covidinho?”, indagou o jornalista Alexandre Lorenzetti, que recebeu em sua resposta a indicação do nome ‘Cloroquinho’.
Cloroquinho
— g (@ddavegrohll) May 31, 2021
Leia também
• Copa América pode virar pauta na CPI; senador protocola requerimento para convocar presidente da CBF
• Mourão diz que risco de realizar Copa América no Brasil é menor que na Argentina
• Governo do Estado se posiciona contra a realização da Copa América em Pernambuco
Outros entraram na brincadeira e começaram a apelidar e divulgar nas redes com imagens para se mostrar contrária a decisão. “Conmebol apresenta o mascote da Copa América no Brasil, o CORONITO!”
Conmebol apresenta o mascote da Copa América no Brasil, o CORONITO! pic.twitter.com/n63trp55hH
— O Varzeano (@ovarzeano) May 31, 2021
Legal, mas acho o mascote de @VSavron ainda mais oportuno pic.twitter.com/L9Joh7OA72
— Tadeu Reis (@ttadeureis) May 31, 2021
Muitos internautas de países vizinhos brincaram mostrando como seria a abertura na competição no país em plena pandemia.
#CopaAmerica en Brasil, otra genialidad de la #CONMEBOL
— Pibe Peronista (@PibePeronista) May 31, 2021
Ya tienen lista la ceremonia de apertura pic.twitter.com/CgKmweWYtS
MEMEANDO |
— DELPY (@delpynews) May 31, 2021
Se filtran imágenes del show de apertura de la Copa América Brasil 2021 pic.twitter.com/iHnFtyYxVX
Para além das brincadeiras, que não deixam de ser expressões da indignação diante da situação, também houve quem se pronunciasse de forma mais incisiva, a exemplo do jornalista Luís Roberto.
Ao vivo, no SporTV, ele disse que escolheram fazer o torneio no país que "tem a pandemia descontrolada, que levou nove meses para responder à Pfizer e respondeu em 10 minutos que vamos faze a Copa América". E continuou: "Nós não podemos aceitar esta decisão".