Logo Folha de Pernambuco

Covidinho ou Coronito?

Copa América no Brasil rende memes, nomes para o mascote e muita indignação

Mudança da sede do torneio pegou muitos de surpresa, principalmente porque o Brasil tem registrado tristes números em relação à Covid-19

Bolsonaro e Alejandro Domínguez, presidente da ConmebolBolsonaro e Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol - Foto: Carl de Souza / AFP

A Conmebol anunciou, na manhã desta segunda-feira (31), que o Brasil sediará a Copa América 2021 depois que Argentina e Colômbia, os organizadores iniciais, foram descartadas justamente por conta da Covid-19. 

Em postagem no Twitter, a Conmebol agradece ao presidente Jair Bolsonaro "por abrir as portas daquele país ao que é hoje o evento esportivo mais seguro do mundo". O Brasil já totaliza, vale destacar, 462 mil mortes pela Covid-19 e ocupa o 2° lugar no mundo com mais óbitos em decorrência do novo coronavírus. Os casos acumulados, desde o início da pandemia, já passam dos 16 milhões.

O assunto, lógico, gerou grande repercussão nas redes e os internautas já brincam com o nome do novo mascote para a competição, que terá início no dia 11 de junho.

“Sugestões de mascote para a Copa América no Brasil? Que tal Covidinho?”, indagou o jornalista Alexandre Lorenzetti, que recebeu em sua resposta a indicação do nome ‘Cloroquinho’.

 

Outros entraram na brincadeira e começaram a apelidar e divulgar nas redes com imagens para se mostrar contrária a decisão. “Conmebol apresenta o mascote da Copa América no Brasil, o CORONITO!”

Muitos internautas de países vizinhos brincaram mostrando como seria a abertura na competição no país em plena pandemia.

Para além das brincadeiras, que não deixam de ser expressões da indignação diante da situação, também houve quem se pronunciasse de forma mais incisiva, a exemplo do jornalista Luís Roberto.

Ao vivo, no SporTV, ele disse que escolheram fazer o torneio no país que "tem a pandemia descontrolada, que levou nove meses para responder à Pfizer e respondeu em 10 minutos que vamos faze a Copa América". E continuou: "Nós não podemos aceitar esta decisão".

 

Veja também

Newsletter