Logo Folha de Pernambuco

Futebol de patins

Pernambucanos vencem no Mundial de Futins e Brasil avança às oitavas de final

Pernambucanos venceram as Maldivas por 7 a 1 e o Iraque por 15 a 0

Seleção brasileira de futinsSeleção brasileira de futins - Foto: Reprodução/Redes sociais

A seleção brasileira de futebol de patins (futins), representada por atletas pernambucanos, venceu as duas partidas da fase de grupos do Campeonato Mundial da modalidade, em Trabzon, na Turquia, e avançou às oitavas de final da competição.

Na primeira partida, realizada nesta quinta-feira (21), os pernambucanos venceram as Maldivas pelo placar de 7 a 1. Já na manhã desta sexta-feira (22), outra goleada. A equipe goleou o Iraque pelo placar de 15 a 0.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por FIFS (@fifs.official)


 

Estiveram em campo Breton Borges, Márcio Ely, Philipp Pereira, Sérgio Pena e Emerson Santiago. A equipe foi comandada pelo criador do esporte e presidente da Associação Brasileira de Futins, Almir Falcão.

"O jogo contra Maldivas foi mais difícil, a equipe tinha jogadores bastantes habilidosos e com muita noção de marcação. Eles só não tinham o conjunto e o entrosamento que nós temos", analisou Almir.

Ainda de acordo com Almir,o jogo contra o Iraque foi mais fácil, pois eles "não tinham tanta habilidade", apesar de patinarem bem.

A equipe também contou com o reforço do estadunidense Zack Phillips, criador do Rollersoccer, modalidade semelhante ao futins.

“Ele [Phillips] me pediu para jogar pelo Brasil. Consultei Arash, que é o presidente da Fifs [Federação Internacional de Futebol de Paits], e ele permitiu. Então Zack está jogando na equipe, ele é o reserva do time”, revelou Almir.

Os pernambucanos esperam agora a conclusão dos jogos da rodada para conhecer seu próximo adversário.

Campeonato Mundial 
O Mundial da Turquia começou na última quarta-feira (20) e segue até o dia 26 de novembro. A competição conta com 32 seleções.

Esta é a sétima participação do Brasil na modalidade. O melhor resultado do país foi a medalha de bronze, conquistada em três ocasiões: 2010, em Piacenza, na Itália; 2011, no Recife; e 2012, em Marselha, na França.

O Mundial deste ano é disputado pela primeira vez com as regras do futins, criado em Pernambuco, ao invés do RollerSoccer, criado nos Estados Unidos.
 

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025
Santa Cruz

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025

Newsletter