Mundial de Futins: pernambucanos perdem para os Emirados Árabes nos pênaltis e Brasil é eliminado
Eliminação da equipe aconteceu neste último domingo (24), em partida válida pelas oitavas de final
Chegou ao fim, neste último domingo (24), a estadia dos pernambucanos no Campeonato Mundial de futebol de patins (futins), em Trabzon, na Turquia.
Representando o Brasil, a equipe empatou com os Emirados Árabes por 3 a 3, no tempo normal, mas acabou perdendo para os asiáticos nos pênaltis, por 4 a 2, em jogo válido pelas oitavas de final.
“Foi muito pegado, eles bateram muito, nosso time demorou a se encontrar. Quando começaram a se acertar, o tempo acabou. Fomos para os pênaltis e eles converteram mais”, avaliou Almir Falcão, treinador da equipe, criador do esporte e presidente da Associação Brasileira de Futins.
Leia também
• Pernambucanos vencem no Mundial de Futins e Brasil avança às oitavas de final
• Equipe do Recife de futins embarca para a Turquia para disputar o Mundial da modalidade
• Equipe do Recife irá representar o Brasil no Mundial de Futins na Turquia; entenda o esporte
Almir revelou também que se surpreendeu com o alto nível do adversário e elogiou o desempenho da equipe asiática. O criador da modalidade, entretanto, criticou a arbitragem da partida.
“Os árbitros estão apitando pela primeira vez com as regras do futins, então, houve alguns erros de arbitragem. Poderiam ter marcado mais de um pênalti a nosso favor. Algumas pessoas me pediram para convocar o presidente da Fifs [Federação Internacional de Futebol de Patins] e os árbitros e protestar, porém, eu estou muito satisfeito com a qualidade de todo o evento, e isso são detalhes que eu vou corrigir depois”, afirmou Almir, que também é vice-presidente da Federação Internacional da modalidade.
Apesar da eliminação da equipe, Breton Borges, jogador da seleção, avaliou com bons olhos a campanha da equipe no Mundial da Turquia.
"Mesmo diante de tantas dificuldades, a atitude de não desistir e continuar buscando a evolução é o que realmente define os guerreiros. O fato de encararem o Mundial como uma experiência para aprender e melhorar já é um grande passo para o futuro", analisou.
Breton também projetou uma campanha melhor no próximo Mundial, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, em 2025.
"Com esse espírito de superação, tenho certeza que, no ano que vem, estaremos ainda mais fortes e prontos para alcançar novos horizontes. Vamos em frente, sempre", afirmou.
Esta é a sétima participação do Brasil no Mundial de Futins, que continua tendo como melhor resultado as medalhas de bronze conquistadas em Piacenza, na Itália, em 2010; no Recife, em 2011; e em Marselha, na França, em 2012.