Logo Folha de Pernambuco

Sport

Na beira do Z-4, Sport busca encerrar jejuns diante do Botafogo

Rubro-negro não vence fora de casa há quase quatro meses e não triunfa sobre o rival, no Rio, há 11 jogos

Thiago Neves em ação contra o Botafogo no primeiro turnoThiago Neves em ação contra o Botafogo no primeiro turno - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Entre os concorrentes na briga contra o descenso, o Sport é quem terá - na teoria -, o adversário mais acessível nesta rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto Fortaleza, Bahia e Vasco encaram Coritiba, Fluminense e Flamengo, respectivamente, o Leão encara o virtual rebaixado Botafogo. O time carioca é o atual lanterna da competição e pode ter a queda decretada matematicamente caso perca para o Rubro-negro, nesta sexta-feira (5), no Engenhão. Porém, para sair do Rio de Janeiro com os três pontos na bagagem, os comandados de Jair Ventura terão que tratar de encerrar dois jejuns.

Até o momento, o Sport realizou 16 partidas fora de casa nesta edição da Série A do Brasileiro. Foram duas vitórias, quatro empates e dez derrotas. Desempenho de apenas 20,8%, que faz o time pernambucano ser o pior visitante da competição até aqui. O último triunfo longe da Ilha fará quatro meses nesta quinta-feira. Em 4 de outubro, bateu o Bahia por 2x1, em Pituaçu. 

Atual 16º colocado, com 35 pontos, o Leão precisa dos três pontos para não se complicar nas quatro rodadas finais. Caso tropece nesta sexta, terá que tentar recuperar o prejuízo frente o líder Internacional, em Porto Alegre, na próxima quarta (10). O Rubro-negro está empatado em pontos com o Fortaleza - equipe que abre o Z-4 -, mas pode entrar na zona da degola caso tropece ante o Glorioso, e o Tricolor do Pici passe pelo Coritiba, no Ceará. Porém, para que isso não aconteça, terá que quebrar um tabu.

Alvinegros e rubro-negros se enfrentaram em 13 oportunidades na história do Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro. São nove vitórias dos donos da casa, três empates e uma única vitória pernambucana, para um aproveitamento de 15%. São 11 encontros sem o Sport vencer o adversário desta rodada no Sudeste do País. O último resultado positivo aconteceu em 1994, quando o Leão venceu por 5x2. 

Veja também

Newsletter