Na estreia de Jair Ventura, Sport perde por 1x0 para o Coritiba
Com gol sofrido nos acréscimos, Leão chegou ao quinto jogo sem vencer na Série A do Campeonato Brasileiro 2020, caindo para a lanterna
Dois erros capitais e um herói improvável provocaram a derrota do Sport por 1x0 para o Coritiba, neste domingo (30), no Couto Pereira, pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2020. Elton teve nos pés a chance de dar a vitória ao Leão, mas desperdiçou a finalização. Lance que terminou com o zagueiro Sabino salvando a bola em cima de linha. O defensor, inclusive, foi o responsável por cobrar o pênalti que assegurou o único tento da partida - em falta desnecessária cometida pelo goleiro Maílson, dentro da área. Foi o quinto confronto sem ganhar dos pernambucanos, que agora ocupam a lanterna da competição, com quatro pontos. O próximo compromisso na temporada será quinta (3), fora de casa, contra o Grêmio.
O primeiro objetivo de Jair Ventura em sua estreia pelo Sport foi organizar a marcação no meio-campo. O treinador optou pela formação com três volantes, acionando Ronaldo Henrique ao lado de Betinho e Ricardinho. O atacante Lucas Venuto perdeu espaço e ficou no banco de reservas.
Marcar foi o papel primário e praticamente único do Sport no primeiro tempo. Durante a parada para hidratação, o técnico Jair Ventura cobrou justamente que os atletas utilizassem a posse de bola com mais inteligência para construir as jogadas e não passar a maioria do tempo apenas correndo atrás dos paranaenses.
Um dado que explica o 0x0 nos primeiros 45 minutos: nenhuma das nove finalizações foi ao gol. Maílson e Wilson não tiveram trabalho. Mesmo com mais volume de jogo, o Coritiba não superou a retranca rubro-negra. O primeiro lance real de perigo no jogo só aconteceu no início do segundo tempo. Marquinhos achou Ricardinho na entrada da área. O goleiro Wilson, porém, foi mais rápido e evitou o que seria o tento leonino. .
O espanhol foi a língua falada pelo Sport para tentar mudar a história do jogo. O técnico Jair Ventura colocou o argentino Lucas Mugni e o uruguaio Leandro Barcia nas vagas de Marquinhos e Jonatan Gomez. Logo no primeiro momento com a bola, Mugni deu ótimo passe para Elton. Na cara do gol, o centroavante tentou uma cavadinha. Wilson salvou e, no rebote, Barcia só não balançou as redes porque a zaga do Coritiba salvou em cima da linha. Foi o último lance do camisa 19, substituído por Hernane.
O empate momentâneo aumentaria para cinco jogos o jejum de vitórias do Sport no Brasileirão. O período sem triunfos foi concretizado, mas com requintes de crueldade. Aos 49, o goleiro Maílson cometeu pênalti em cima de Robson. Erro que o Coritiba não perdoou. Sabino foi para a cobrança e marcou o gol que decretou a derrota dos pernambucanos.
Ficha técnica
Coritiba 0
Wilson; Patrick Vieira (Jonathan), Rhodolfo (Rodolfo Filemon), Sabino e William Matheus; Matheus Sales, Matheus Galdezani (Giovanni Augusto) e Luiz Henrique (Mateus Bueno); Neílton (Igor Jesus), Robson e Sassá. Técnico: Jorginho.
Sport 1
Mailson; Patric, Maidana, Chico e Sander (Luciano Juba); Ronaldo Henrique (Marcão), Betinho, Ricardinho e Jonatan Gómez (Lucas Mugni); Elton (Hernane) e Marquinhos (Leandro Barcia). Técnico: Jair Ventura.
Local: Couto Pereira (Curitiba/PR)
Árbitro: Raphael Claus (SP). Assistentes: Marcelo Van Gasse e Fabrini Bevilaqua Costa (ambos de SP)
Gols: Sabino (aos 49 do 2ºT)
Cartões amarelos: Rodolfo Filemon (C); Maidana, Betinho, Maílson, Hernane (S)