Logo Folha de Pernambuco

Futebol de Areia

Na Rússia, Brasil inicia busca pelo hexa na Copa do Mundo de futebol de areia

Favorita ao título, seleção brasileira estreia nesta sexta-feira (20), contra a Suíça, em Moscou

Seleção brasileira de futebol de areia em treinamento na Rússia, em São PetersburgoSeleção brasileira de futebol de areia em treinamento na Rússia, em São Petersburgo - Foto: Divulgação/CBSB

Começou nesta quinta-feira (19) a Copa do Mundo Fifa de futebol de areia, em Moscou, na Rússia. A seleção brasileira já encerrou os preparativos e estreia nesta sexta-feira (20), diante da Suíça, às 14h30 (horário de Brasília), iniciando a busca pelo hexacampeonato. A competição conta com 16 seleções, que estão divididas em quatro grupos e vai até o dia 29 de agosto. Todas as partidas serão realizadas no Complexo Olímpico Luzhniki, na capital russa. 

A seleção brasileira está no Grupo C, onde é cabeça de chave, com Suíça, El Salvador e Belarus. Para chegar ao torneio, o Brasil conquistou, pela nona vez, as Eliminatórias Sul-Americanas, disputadas em junho, no Rio de Janeiro. 

A competição será a primeira da Fifa a atender as sanções impostas à Rússia, que disputará a competição com o nome de União de Futebol da Rússia e utilizará a bandeira do Comitê Olímpico Russo. 

O Brasil é a grande potência e o principal desenvolvedor da modalidade, com cinco títulos mundiais em competições da Fifa (2006, 2007, 2008, 2009 e 2017) e nove troféus do já extinto Campeonato Mundial de Futebol de Areia. 

No entanto, não há domínio absoluto e outras seleções podem complicar o caminho dos brasileiros. 

Atual campeão, Portugal chega também com favoritismo ao título. No caminho para a competição, os lusos venceram o Mundialito, a Liga Europeia e os Jogos Europeus, mas nas eliminatórias europeias, disputadas em formato de competição, ficaram com o terceiro lugar. 

Na história, os portugueses são os principais rivais dos brasileiros na modalidade, mas amargam uma sequência de derrotas diante do Brasil em semifinais, perdendo nos cinco encontros entre as equipes (2005, 2006, 2008, 2009, 2011).

Também são ameaças ao Brasil as seleções da Espanha, campeã das eliminatórias europeias, da Rússia, país-sede e bicampeã mundial (2011 e 2013), e o Taiti, vice em 2015 e 2017 (contra o Brasil).

Pernambuco estará presente na competição, representado pelo goleiro Rafa Padilha, que está entre os 13 convocados para disputar a Copa do Mundo. 

Atualmente defendendo o Braga, de Portugal, o goleiro pernambucano chega a sua terceira Copa do Mundo, mas não nega o nervosismo, mesmo com a experiência que já adquiriu na carreira. 

“O frio na barriga sempre tem, sou apaixonado pelo esporte e competições desse nível sempre motiva. A expectativa é das melhores, estamos prontos para essa fase de grupos que será muito difícil, mas estamos bem confiantes e esperamos alcançar a classificação para a próxima fase”, concluiu.

Confira os convocados:

Goleiros: Bobô, Mão, Rafa Padilha

Defensores: Antônio, Catarino, Datinha, Filipe, Luis Henrique

Atacantes: Alisson, Edson Hulk, Mauricinho, Rodrigo, Zé Lucas

Confira a tabela do Brasil na Copa do Mundo de Futebol de Areia:
20/08 – Suíça x Brasil (14h)
22/08 – Brasil x El Salvador (13h)
24/08 – Brasil x Belarus (14h30)
Partidas serão transmitidas por Globo e SporTV.

Veja também

Newsletter