Nadadores ucranianos anunciam boicote a Paris-2024 se atletas russos participarem
COI tem recomendado participação de esportistas da Rússia e da Belarus como "competidores neutros"
Nadadores ucranianos prometeram boicotar os Jogos Olímpicos 2024 caso o Comitê Olímpico Internacional (COI) não barre a participação de atletas russos na competição. Os participantes da modalidade fazem coro a outros esportistas da Ucrânia que também anunciaram boicote a Paris-2024, se a organização permitir que competidores vindos da Rússia e da Belarus disputem o torneio.
Quando a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro passado, as nadadoras artísticas olímpicas ucranianas Maryna e Vladyslava Aleksiiva receberam uma enxurrada de mensagens de atletas russos, assegurando-lhes que as forças de Moscou estavam realmente vindo em seu auxílio.
A Rússia e a aliada Belarus foram afastadas da maioria dos esportes olímpicos desde que o exército russo invadiu a Ucrânia, mas o COI recomendou na semana passada que eles pudessem competir como atletas neutros.
Leia também
• Maior empresa de publicidade do Japão é acusada de corrupção nas Olimpíadas de Tóquio
• Prefeita de Paris não quer atletas russos nos Jogos Olímpicos de 2024 'enquanto houver guerra'
• Atletas russos devem poder participar das Olimpíadas de Paris sem restrições
Em resposta, a Ucrânia criticou o COI como um "promotor da guerra" e ganhou o apoio da Alemanha, Polônia e outros aliados em seu apelo para barrar a Rússia e a Bielo-Rússia.
Kiev diz que as forças russas danificaram pelo menos 343 instalações esportivas, incluindo a piscina em Kharkiv, onde as irmãs Aleksiiva treinaram antes da guerra.