Logo Folha de Pernambuco

Liga dos Campeões

Napoli vence Braga e vai às oitavas da Champions

Time napolitano terminou em 2º lugar no grupo C

Jogadores do Napoli comemoram gol de Osimhen Jogadores do Napoli comemoram gol de Osimhen  - Foto: ALBERTO PIZZOLI / AFP

O Napoli, atual campeão da Serie A, conseguiu se classificar para as oitavas de final da Liga dos Campeões ao vencer o Braga por 2 a 0 nesta terça-feira (12), na 6ª e última rodada do Grupo C.

O time napolitano se torna assim o terceiro representante da Itália no mata-mata da Champions, após Inter de Milão e Lazio. O Milan, que no momento é o lanterna do Grupo F, terá que bater o Newcastle nesta quarta-feira e esperar por uma derrota do Paris Saint-Germain diante do Borussia Dortmund para ir às oitavas.

Com o título de campeão italiano já praticamente perdido ainda antes do final do ano (está em 6º a 14 pontos da líder Inter de Milão) deverá focar na Liga dos Campeões.

A próxima fase será disputada em fevereiro e o adversário será definido em um sorteio.

O Napoli terminou em 2º lugar do grupo C, com 10 pontos, atrás do Real Madrid, que fez uma campanha 100% (18 pontos).

A vitória em seu estádio Diego Armando Maradona, onde não vencia havia mais de dois meses, encerrou uma série de resultados decepcionantes.

Desde 27 de setembro, o atual campeão italiano sofreu quatro derrotas diante de sua torcida, incluindo uma contra o Empoli (1-0), que foi fatal para o técnico francês Rudi Garcia, demitido em 14 de novembro, e dois empates.

 

- Gol contra e gol de calcanhar -

 

Contra o Braga, Victor Osimhen, eleito na segunda-feira o melhor jogador africano do ano, e seus companheiros rapidamente mostraram que desta vez seria diferente em casa, apesar da má fase.

Embora o empate bastasse, os jogadores napolitanos foram beneficiados por uma defesa portuguesa não muito sólida.

Demorou apenas nove minutos para que o Napoli abrisse o placar: após um toque rápido do seu capitão Giovanni Di Lorenzo, Matteo Politano superou os marcadores do Braga e seu cruzamento foi desviado para a própria baliza por Serdar Saatci.

Aos 31 minutos, Piotr Zielinski penetrou sem dificuldade na área, mas seu chute à queima-roupa foi desviado para escanteio pelo goleiro Matheus.

Dois minutos depois, Osimhen aumentou a vantagem com seu primeiro gol da temporada na Champions: aproveitando a jogada de Natan pela esquerda, o nigeriano recebeu e superou o goleiro brasileiro do Braga com um toque de calcanhar para o fundo da rede.

Abalado antes do final do primeiro tempo, o Braga não conseguiu se recuperar após o intervalo e o técnico do Napoli Walter Mazzarri aproveitou para rodar seu elenco.

Ele decidiu poupar Osimhem, que na véspera fez a viagem de ida e volta Nápoles-Marrakech para receber o troféu de melhor jogador africano, além de Politano e Zielenski.

No fim de semana o atual campeão italiano recebe o Cagliari no campeonato italiano e espera seguir vencendo em casa, após o triunfo desta terça.

"O objetivo da classificação para as oitavas foi alcançado. A nossa classificação é merecida num grupo que não era fácil", comemorou Di Lorenzo em entrevista à Sky Sport.

"Estamos no caminho certo para voltarmos a ser o que fomos", continuou ele.

Veja também

STF forma maioria para manter prisão de Robinho
justiça

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Newsletter