Napoli vence Empoli e se consolida na liderança da Serie A; Milan empata com Cremonese
Hirving Lozano foi o destaque do líder do campeonato, marcando um gol e dando uma assistência
O Napoli venceu o Empoli (14º) por 2 a 0 com um gol e uma assistência do atacante Hirving Lozano e se consolidou como líder isolado da Serie A italiana. O jogador da seleção mexicana não foi titular, mas entrou em campo no segundo tempo (64) e mudou o jogo diante de um adversário muito bem organizado na defesa.
Lozano abriu o placar convertendo um pênalti que foi marcado após uma falta sobre o nigeriano Victor Oshimen (69) e depois provocou a expulsão do zagueiro do Empoli Sebastiano Luperto, que perdeu o tempo de bola e deu uma entrada dura que lhe custou o segundo cartão amarelo (74).
A equipe comandada por Luciano Spalletti aproveitou a superioridade numérica para confirmar a vitória no final (88), quando Lozano avançou pela ponta e cruzou para Piotr Zielinski fazer o 2 a 0 final.
Curiosamente, os protagonistas do segundo gol napolitano serão adversários em poucos dias quando México e Polônia se enfrentarão na Copa do Mundo do Catar.
"Conversamos sobre este primeiro jogo, será especial. Será uma boa partida", disse Lozano diante das câmeras do DAZN.
Leia também
• Eu levaria Daniel Alves, mas não como lateral
• Escolha do Catar como sede da Copa de 2022 foi "um erro", diz Blatter
• Real Madrid sofre primeira derrota no Espanhol e perde liderança para o Barcelona
Único time invicto na Serie A (12 vitórias e dois empates), o Napoli tem dez vitórias consecutivas, igualando a segunda melhor sequência de sua história (em 2017-2018).
O recorde absoluto do clube remonta a 2017 com 13 triunfos consecutivos, quando a equipe era comandada pelo técnico Maurizio Sarri.
Números que permitem ao Napoli sonhar com um terceiro 'Scudetto' de sua história, mais de três décadas após os dois primeiros (1987 e 1990), quando o time era liderado em campo por Diego Maradona.
"Temos que continuar atentos. O caminho ainda é muito longo e há muitas armadilhas", disse Spalletti.
Com esta vitória, o Napoli soma 38 pontos, oito a mais que o Milan, que não passou do empate em 0 a 0 em sua visita à Cremonese (18ª) também nesta terça-feira.
O atual campeão buscou os três pontos, mas no primeiro tempo esbarrou na boa atuação do goleiro do time da casa Marco Carnesecchi e quando finalmente conseguiu marcar na segunda etapa, por meio de Divock Origi, o árbitro, após consultar o VAR, invalidou o gol por impedimento do atacante belga (aos 56 minutos).
Em outra partida do dia, a Udinese somou um ponto em sua visita à Spezia (16ª) e se manteve na parte alta da tabela: ocupa o oitavo lugar com 24 pontos, a apenas três do pódio.