Náutico realiza testagem de elenco e funcionários
Clube aguarda o resultado dos testes na segunda-feira, data do retorno oficial aos treinamentos no CT Wilson Campos
O Náutico realizou, na manhã desta sexta-feira, a testagem de atletas, membros da comissão técnica e funcionários do clube, dando início à primeira etapa do protocolo para a retoma das atividades. Os testes para identificar se alguém está infectado com o novo coronavírus foram realizados no formato de drive-thru, para manter o distanciamento social. A expectativa do clube é que o resultados saiam até a segunda-feira, data da reapresentação oficial dos jogadores, para o regresso aos trabalhos presenciais no CT Wilson Campos.
"O procedimento de coleta de material dos testes foi realizado agora pela manhã. Tudo ocorreu da melhor forma. A preparação do clube funcionou bem, com o drive-thru. O laboratório também fez um grande atendimento. Todos os atletas fizeram a coleta e grande parte da comissão e dos funcionários também fizeram, restando poucas pessoas para o início da próxima semana. Tudo ocorreu dentro do esperado. O primeiro passo do protocolo foi realizado e isso nos deixa tranquilos. Todos vão trabalhar com segurança grande. O clube está proporcionando todos os procedimentos necessários para a prevenção contra o coronavírus", afirmou o vice-presidente do clube, Diógenes Braga.
Leia também
• Náutico fará testagem dos atletas contra Covid-19 na sexta
• Náutico confirma contratação de João Paulo Penha
• Uniforme 2 do Náutico homenageia profissionais de saúde
O protocolo de retorno terá quatro etapas: fase de testes e exames clínicos (protocolo médico), fase de condicionamento (treinos em pequenos grupos), fase de treinamento com todo o elenco (eventual retorno a competições) e volta à normalidade. Todos os jogadores deverão chegar ao CT já com a roupa de treino, sendo obrigatório o uso de máscaras. Todos os dias, os atletas passarão por um processo de desinfecção em uma tenda instalada e terão a temperatura corporal mensurada. Todas as áreas e equipamentos serão higienizados antes e depois da utilização. Além disso, será passada uma cartilha de como jogadores e funcionários devem se portar dentro do Centro de Treinamento.
Será obrigatório que todos os jogadores utilizem máscaras e higienizem as mãos antes e depois de entrar no DM. Todos os profissionais de saúde também deverão utilizar EPIs (equipamentos de proteção individual). Os atletas deverão se alimentar em casa. Será colocado à disposição informações para receitas e sugestões de cardápio. Além disso, após os treinamentos, cada jogador irá receber um kit de lanche individual.
Na primeira fase do retorno aos treinamentos, não será permitida a entrada de profissionais da imprensa. Todo o conteúdo será divulgado através da assessoria de comunicação do clube. Esta medida visa evitar aglomerações e reduzir ao máximo o número de pessoas no CT. Com a evolução do combate a pandemia, aos poucos as empresas de comunicação voltarão a participar dos treinamentos normalmente.