Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Náutico acionará STJD para ter torcida alvirrubra no jogo contra o ABC

Por decisão dos órgãos de segurança do Rio Grande do Norte, partida pelas quartas de final foi liberada, inicialmente, apenas para os torcedores potiguares

Torcida do Náutico, nos AflitosTorcida do Náutico, nos Aflitos - Foto: Tiago Caldas/CNC

O confronto entre ABC e Náutico, domingo (26), no Frasqueirão, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, foi ganhando atualizações durante o dia quanto à presença de público. Primeiro, seria de portões fechados. Depois, correu risco de acontecer fora do estado. Em seguida, após reunião na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), foi definido que a partida terá apenas presença da torcida mandante. Mas a história está longe de ter fim. O vice-presidente jurídico do Náutico, Luiz Gayão, confirmou que o clube acionará o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para obter a liberação dos torcedores visitantes.

Para entender o cenário, é preciso sair um pouco da esfera esportiva. Por conta da crise de segurança pública vivida no Rio Grande do Norte, com ataques criminosos na Região Metropolitana de Natal, os jogos no estado estavam acontecendo de portões fechados. Foi assim, por exemplo, no triunfo do ABC diante do Fluminense/PI, na última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, no Frasqueirão.

A diretoria do ABC, porém, solicitou ao Governo e a FNF que o duelo tivesse presença de público, conseguindo a liberação nesta quinta (23). Acontece que o Náutico, sabendo da nova determinação, informou que procuraria o STJD para também ter a presença dos visitantes no estádio.

O desejo alvirrubro pode ser inspirado no que Bahia e CRB conseguiram recentemente no STJD. Coincidentemente, indo de encontro à determinações do Governo de Pernambuco, que proibiu anteriormente a presença de torcida visitante em clássicos e confrontos do Nordestão, devido casos de violência no estado. Baianos e alagoanos, porém, conseguiram via Justiça a condição de ter seus torcedores no duelos perante Sport e Náutico, respectivamente. 

oubemos, na tarde desta quinta-feira (23), através da imprensa, da decisão das autoridades do Rio Grande do Norte em proibir a presença da nossa torcida no jogo do próximo domingo, contra o ABC, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, no estádio Frasqueirão, em Natal.

Confira na íntegra a nota do Náutico

O Clube Náutico Capibaribe vem a público se posicionar de maneira contrária à decisão de torcida única para o jogo do próximo domingo.

A medida adotada pelas autoridades, como parte do combate à violência, é inadequada e injusta. Entendemos que o torcedor, seja nos Aflitos ou em qualquer outro estádio ou Estado do Brasil, pode e deve estar presente apoiando o seu time e suas cores.

Esta decisão, assim como todas as outras neste sentido, é inócua no combate à violência. E, se tratando da triste situação em que o Estado do Rio Grande do Norte atravessa, se torna ainda mais sem sentido.

Se as autoridades locais entendem que o contexto local não interfere na segurança da torcida mandante, por que, então, há riscos para a torcida do clube visitante?

Diante disso, o Náutico informa que está entrando com recurso no Superior Tribunal De Justiça Desportiva (STJD) a fim de reverter esta decisão e garantir a presença do seu torcedor no confronto do próximo domingo (26).

Entendemos que o duelo é de um nível de dificuldade altíssimo, mas que será ainda mais difícil sem a presença da torcida alvirrubra ao nosso lado.

 

Veja também

Newsletter