Náutico lança uniforme preto em ato de união à luta antirracista
Campanha busca atualizar o paradigma social do clube, que registra casos racistas no passado
O futebol é reconhecidamente um ator político e social fundamental. Ciente disso, o Náutico lançou o novo uniforme da temporada 2020 em que traz uma mensagem de apoio à causa antirracista. Predominamente preto, o padrão é uma ação do clube visando colocar a identidade alvirrubra em pé de igualdade com os valores da sociedade moderna.
O movimento "Vidas Negras Importam" se fortaleceu depois da visibilidade das mortes de pessoas negras em ações policiais nos Estados Unidos aumentar, o que gerou uma onda de protestos nas ruas, inclusive no esporte. O narrador do vídeo de lançamento da campanha destaca que o Timbu fez parte de um processo de exclusão de negros no futebol, sem pedido de desculpas suficiente para apagar o passado. Agora, o Náutico entra em uma luta que qualquer um pode fazer parte, no combate ao racismo
Lançamento da camisa #VidasNegrasImportam pic.twitter.com/uAkTGncT4z — Náutico (@nauticope) September 18, 2020
"O Náutico tem uma das mais belas histórias do futebol brasileiro. É claro que existem erros e, como não se muda o passado, quem faz o presente pode reconhecê-los. Porque a história continua sendo escrita. Reparar não é possível? Podemos corrigir. O Náutico é alvirrubro, mas também de todas as cores, raças, gêneros e crenças. Que o futebol nos ajude a lutar por um mundo melhor", pediu o presidente Edno Melo em entrevista ao site oficial do clube.
Alvo de insultos racistas da torcida do Náutico em um jogo contra o Santa Cruz, o ex-goleiro Nílson participou da ação e destaca que o "Náutico é preto". "A camisa achei lindíssima, maravilhosa, espetacular em todos os sentidos. Mas o mais importante de tudo isso, é a ação que o Náutico montou. É ver o Náutico abandonando o passado que ele não se orgulha, que é do racismo. Saber que o clube está levantando essa bandeira e dizendo 'não' ao racismo me faz ficar muito orgulhoso. Me sinto honrado em ter participado dessa ação. Espero que essa mensagem chegue à nação alvirrubra e a todos em Pernambuco, Brasil e mundo afora. Nós precisamos combater o racismo, pois o racismo mata", disse o ídolo alvirrubro.
O padrão preto é apenas o primeiro passo da campanha "Vidas Negras Importam". Segundo o vice-presidente de Marketing do clube, Luiz Filipe Figueirêdo, o torcedor terá um canal direto via aplicativo e site oficial para denunciar casos. Se confirmado e o acusado fazer parte do quadro de sócios, será expulso.