Náutico recebe Ponte Preta nesta segunda (12), nos Aflitos, pela Série B 2021
Timbu é o líder da competição, com 24 pontos, tendo o melhor ataque e uma das melhores defesas do torneio
Até onde vai o Náutico na Série B do Campeonato Brasileiro de 2021? A resposta tem prazo de validade encerrando-se na 38ª rodada. Enquanto o desfecho da história do clube no torneio não é escrito, os primeiros 25% do enredo já são dignos de premiação. Líder, invicto, dono do melhor ataque e com uma das melhores defesas, atrás apenas do Sampaio Corrêa. Nesta segunda (15), o compromisso é nos Aflitos, perante a Ponte Preta. O Timbu quer provar que é possível chegar mais longe na temporada.
Com os 24 pontos alcançados nas primeiras 10 rodadas, o Náutico alcançou o quinto melhor início na história dos pontos corridos da Série B. Corinthians (2008), Guarani (2009) e Chapecoense (2013) fizeram 26 pontos. O Criciúma, em 2012, fez 25. Todos os clubes conseguiram subir de divisão. O Timão foi campeão e os demais foram vice.
Leia também
• 'Feliz, mas nunca satisfeito', diz Guilherme dos Anjos sobre melhor início do Náutico na série B
• Jogadores do Náutico lideram estatísticas na Série B
• Início do Náutico na Série B 2021 é superior aos de 2006 e 2011, últimos acessos à elite
Em 2010, o Náutico teve um início parecido na Segundona. Na época, somou 23 pontos em 30 disputados, também ocupando a liderança após os 10 primeiros jogos. O Timbu, todavia, teve uma queda vertiginosa de rendimento, encerrando a competição apenas na 13ª posição, com 48.
Nesta temporada, o Náutico abriu quatro pontos do segundo colocado, o Coritiba. O vice-líder, porém, tem um jogo a menos. Para o CRB, quarto colocado e primeiro integrante do G4, a distância é de sete. A diferença do saldo de gol dos alvirrubros para os demais clubes também chama atenção. O do Timbu é 14, bem superior ao do Coxa e do Sampaio Corrêa, ambos com seis.
Diante da Ponte, o Náutico continuará sem o goleiro Alex Alves, com dores na coxa, e o atacante Kieza, com chikungunya. Jefferson e Paiva, respectivamente, devem permanecer entre os titulares. Na lateral direita, a dúvida é se Hereda estará apto, após desfalcar o time por conta de dores musculares. Caso seja acionado, Bryan, que tem jogado em sua posição de origem, pode ser novamente improvisado na lateral esquerda. Yago, substituído no decorrer do confronto, não joga. Carlão formará a zaga com Camutanga.
Nos primeiros cinco jogos da Série B, a Ponte não acumulou uma vitória sequer. Nas cinco rodadas seguintes, não perdeu. Evolução? Nem tanto, já que nas cinco partidas recentes, a equipe só venceu uma e empatou quatro. Brigando contra o rebaixamento, a Macaca só marcou cinco gols no torneio, tendo o pior ataque.
Ficha técnica
Náutico
Alex Alves; Bryan (Hereda), Carlão (Yago), Camutanga e Rafinha; Trindade, Rhaldney, Marciel e Jean Carlos; Vinícius e Paiva. Técnico: Hélio dos Anjos
Ponte Preta
Ygor Vinhas, Kevin, Ednei, Ruan Renato (Fábio Sanches) e Felipe Albuquerque; Dawhan e André Luiz; Richard, Camilo e Moisés; Rodrigão. Técnico: Gilson Kleina
Local: Aflitos (Recife/PE)
Horário: 20h
Árbitro: Jonathan Antero Silva (RO). Assistentes: Adenilson de Souza Barros e Joverton Wesley de Souza Lima
Transmissão: Premiere FC