Futebol

Náutico vai para sexto técnico em tentativa de deixar a Série C desde o rebaixamento em 2022

Além de Marquinhos Santos, passaram pelo Timbu cinco profissionais nos últimos dois anos: Bruno Pivetti (duas vezes), Allan Aal, Mazola Júnior, Fernando Marchiori e Dado Cavalcanti

Marquinhos Santos, técnico do NáuticoMarquinhos Santos, técnico do Náutico - Foto: @nauticope / Instagram / Reprodução

Desde o rebaixamento mais recente à Série C do Campeonato Brasileiro, em 2022, o Náutico trouxe cinco treinadores para fazer o clube subir de divisão. Nenhum teve êxito. O sexto nome para a missão é o de Marquinhos Santos. Confira como foi o desempenho do quinteto anterior e o que esperar do novo comandante alvirrubro para 2025.

2023

Dado Cavalcanti pegou o Náutico ainda no final da Série B 2022, não conseguindo evitar a queda à Série C. No ano seguinte, o profissional esteve à frente da equipe em 28 jogos, com 15 vitórias, seis empates e sete derrotas. Aproveitamento de 60,7%. Caiu na terceira fase da Copa do Brasil para o Cruzeiro e nas quartas de final da Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano para ABC e Salgueiro, respectivamente. Na terceira divisão, porém, só treinou os alvirrubros por três partidas, com dois tropeços e um triunfo.

Depois de uma breve passagem de Ótavio Augusto de forma interina, o Náutico trouxe Fernando Marchiori. Foram 12 partidas, com quatro vitórias, seis empates e duas derrotas - aproveitamento de 50%. O técnico foi demitido do Timbu faltando apenas dois jogos para o término da primeira fase da Série C. Bruno Pivetti foi chamado para tentar a classificação. Com dois empates, o objetivo fracassou. 

2024

Sob nova gestão, com a presidência de Bruno Becker, o Náutico começou a temporada com Allan Aal. Em 21 jogos no clube, foram nove vitórias, seis empates e seis derrotas. Um aproveitamento de 52,3%. Foi demitido após a derrota no duelo de ida da final do Pernambucano, para o Sport.

Mazola Júnior foi o escolhido para substituir Aal. Com missões complicadas no Estadual e no Nordestão (Timbu teria o Bahia pela frente nas quartas de final), o profissional não escondeu que o foco era a Série C. No geral, o desempenho foi o mais fraco de todos da lista, com duas vitórias, três empates e quatro derrotas (33,3% de aproveitamento). 

Coube a Pivetti, novamente, ser chamado para tentar o que não conquistou em 2023. Contudo, o desfecho decepcionante foi o mesmo. Foram quatro vitórias, cinco empates e três derrotas (47,2%). 

E Marquinhos?

Marquinhos Santos tentará no Náutico quebrar o ciclo de tropeços. O profissional tem no currículo um acesso à Série B, em 2019, pelo Juventude. A chegada do técnico está programada para a próxima semana, com o Timbu iniciando o processo de contratações para 2025.

Veja também

Paraguai sediará Congresso da Fifa em 2025, anuncia presidente da Conmebol
FUTEBOL

Paraguai sediará Congresso da Fifa em 2025, anuncia presidente da Conmebol

Cissé é demitido da seleção de Senegal após nove anos por ordem do governo
DEMISSÃO

Cissé é demitido da seleção de Senegal após nove anos por ordem do governo

Newsletter