Logo Folha de Pernambuco

Náutico

Náutico tem seu segundo pior início de Série B desde 2014

Desempenho alvirrubro em 2022 é melhor, apenas, que o de 2017, ano em que caiu para a Série C

Time do Náutico reunido no jogo contra o CRBTime do Náutico reunido no jogo contra o CRB - Foto: Tiago Caldas/CNC

Desde que caiu da Série A para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2013, o Náutico tem batalhado constantemente para retornar à elite do futebol nacional. Em seis participações na Segundona neste recorte, o torcedor viu o clube chegar perto do céu em duas oportunidades, mas acabou assistindo o Timbu ir ao inferno em uma ocasião. Em 2022, no entanto, o início de competição alvirrubro é desanimador. Até o momento, o Náutico faz sua segunda pior campanha desde 2014.

Em sete jogos disputados na edição 2022 da Série B, o Náutico soma sete pontos. São duas vitórias, um empate e quatro derrotas, que fazem o time da Rosa e Silva ocupar a 15ª colocação do Brasileiro. Desempenho melhor, apenas, do que o de 2017. No ano em que caiu para a Série C, o Timbu só havia conquistado dois pontos neste mesmo recorte de partidas, estacionado no 20º lugar - colocação em que terminou a competição daquele ano. 

No mais, de 2014 para cá, mesmo sem chegar ao tão sonhado retorno à Série A, o Alvirrubro conseguiu ter inícios de Segundona melhores do que o atual. 

No ano em que a Copa foi realizada no Brasil, por exemplo, o Náutico terminou a sétima rodada com oito pontos na tabela, após duas vitórias, dois empates e três derrotas obtidas, além de oito gols feitos e nove sofridos. 

Em 2015 e 2016, foram os anos em que o Alvirrubro ficou mais próximo do acesso. Com 16 e 13 pontos, respectivamente, o Náutico figurava no G-4 nesta fase da competição. Entretanto, após uma competição bastante equilibrada na parte superior da tabela, o clube pernambucano acabou terminando em 5º lugar na tabela nas duas temporadas, frustrando as expectativas da torcida. 

Após passar dois anos na Série C, o Timbu voltou à Segundona em 2020 e, depois de sete jogos disputados, estava com um aproveitamento de quase 50% na tabela, com dez pontos acumulados. Já em 2021, era líder Série B nesta etapa da competição, com 17 pontos, mantendo uma invencibilidade que foi quebrada apenas na 15ª rodada, e deu início a uma queda de rendimento do time comando por Hélio dos Anjos.

Veja também

Newsletter