Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Náutico visita Brasil de Pelotas/RS querendo se aproximar do G4 da Série B

Timbu vem embalado após duas vitórias consecutivas, contra Guarani e Figueirense, além dos seis jogos de invencibilidade

Jhonnatan deve ser acionado na vaga de JeanJhonnatan deve ser acionado na vaga de Jean - Foto: Caio Falcão/CNC/Divulgação

Leia também

• Com dores na coxa, Jean Carlos desfalca Náutico contra o Brasil

• Rafael Ribeiro desfalca Náutico diante do Brasil/RS

Embalado após duas vitórias consecutivas, o Náutico visita, neste sábado (5), o Brasil de Pelotas/RS, às 21h30, no Bento de Freitas, pela Série B do Campeonato Brasileiro 2020. Caso saia do Sul ao menos com um empate, o Timbu vai chegar ao sétimo jogo seguido sem tropeço, batendo seu próprio recorde de invencibilidade na temporada. Um triunfo deixaria os pernambucanos ainda mais próximos do G4 da competição, entrando de vez na briga pelo acesso.

O Náutico terá dois desfalques para o jogo. Com lesão de grau um na coxa direita, o zagueiro Rafael Ribeiro ficará uma semana afastado. O defensor se machucou ainda no primeiro tempo do jogo passado, contra o Figueirense, nos Aflitos. Seu substituto será Camutanga, que formará dupla de zaga ao lado de Fernando Lombardi. 

Já o meia Jean Carlos sentiu um desconforto na região do músculo adutor da coxa direita e ficou no Recife para tratamento com a fisioterapia do clube. Para o seu posto, o técnico Gilson Kleina pode acionar Jhonnatan, mantendo o 4-4-2, ou apostando em uma equipe mais ofensiva, adicionando um atacante, com as opções de Dadá, Thiago ou Paiva. Na lateral esquerda, resta a dúvida se o Timbu continuará com Erick Daltro ou se vai promover o retorno de Willian Simões, recuperado de uma entorse no tornozelo esquerdo.

Criar uma base titular e aumentar o entrosamento é um dos pontos de Kleina para fazer o Náutico evoluir na Série B, mas, nos últimos jogos, são os atletas que saem do banco de reservas que estão tomando o protagonismo das vitórias. Contra o Guarani, no Brinco de Ouro, o gol da vitória por 2x1 saiu dos pés do atacante Paiva, acionado no segundo tempo. Perante o Figueirense, na rodada passada, o tento foi de Dadá Belmonte, após belo passe de Thiago. Em comum, o fato de ambos terem entrado no decorrer do duelo.

Brasil

Por falar em bom aproveitamento do banco de reservas, o Brasil de Pelotas contou com o mesmo artifício para vencer a primeira partida pela Série B 2020, na rodada anterior, diante do Cruzeiro. Gabriel Poveda marcou o tento da vitória que tirou o time gaúcho da zona de rebaixamento - a equipe vinha de três empates e duas derrotas.

Essa será apenas a quinta vez que Náutico e Brasil se enfrentam. Os duelos anteriores também foram pela Série B. Em 2016, um 0x0 no Rio Grande do Sul e uma vitória alvirrubra por 2x0 em Pernambuco. Na temporada seguinte, cada time venceu em seus domínios, com os gaúchos superando o adversário por 2x0, no Bento de Freitas, e o Timbu ganhando por 1x0, nos Aflitos. 

Ficha técnica
 
Brasil de Pelotas
 
Rafael Martins; Rodrigo Ferreira, Lázaro, Leandro Camilo e Bruno Santos; Sousa, Bruno Matias e Gegê; Matheus Oliveira, Luiz Henrique e Danilo Gomes. Técnico: Hemerson Maria
 
Náutico
 
Jefferson; Hereda, Camutanga, Fernando Lombardi e Erick Daltro (Willian Simões); Rhaldney, Matheus Trindade, Jhonnatan e Jorge Henrique e Jean Carlos; Erick e Salatiel. Técnico: Gilson Kleina
 
Local: Bento de Freitas (Pelotas/RS)
Horário: 21h
Árbitro: 
Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ). Assistentes: Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sa e Daniel de Oliveira Alves Pereira (ambos do RJ)
Transmissão: Premiere FC 

 

Veja também

Newsletter