Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Náutico visita Guarani de olho em primeira vitória na Série B

Náutico empatou quatro vezes e perdeu uma nas cinco partidas realizadas na competição; duelo com o Brugre será às 21h30, no Brinco de Ouro

Marcão, goleiro do NáuticoMarcão, goleiro do Náutico - Foto: Léo Lemos/Náutico

A cada rodada, a distância do Náutico para a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro 2020 diminui - apenas um ponto de diferença. Já para o G4, aumenta, sendo cinco atualmente. Cenário que tem incomodado os alvirrubros. Ainda sem vencer no torneio, o Timbu visita, nesta sexta (28), o Guarani, às 21h30, pela sexta rodada. O último compromisso de um mês que não vai deixar saudades.

A vitória mais recente do Náutico em 2020 foi em julho, no 2x1 diante do Central, pelas quartas de final do Campeonato Pernambucano. Agosto chegou e, para os pernambucanos, fez jus ao apelido de “mês do desgosto” dado por alguns. Nas cinco partidas no período, todas pela Segundona, o Timbu empatou quatro vezes e perdeu uma, ocupando a 13ª posição, com quatro pontos. Três colocações acima do Guarani, 16º, com três.

Poupado da partida após sofrer um choque na cabeça no jogo contra o Juventude, na semana passada, o goleiro Jefferson será substituído por Marcão, reserva bastante elogiado pelo técnico Gilson Kleina.“Ele tem toda nossa confiança. Pelo pouco tempo que conheço, eu pude ver dedicação, seriedade e comprometimento. Infelizmente aconteceu a lesão de Jefferson e a oportunidade não tem data. Conversei com Marcão. Quando eu estava na Ponte Preta, Ivan era convocado e o Igor não vinha jogando. Mas aí ele teve chance e fez grandes jogos, sendo um goleiro que pode tomar posição em uma futura venda do Ivan. Espero que Jefferson puxe Marcão, Marcão puxe Halls, com competição saudável”, opinou. 

Na defesa, o zagueiro Camutanga, expulso perante os gaúchos, cumprirá suspensão automática. Fernando Lombardi é o provável substituto, com o prata da casa Carlão como outra opção para o posto. Outras novidades são as voltas do volante Jhonnatan e do atacante Paiva, que devem ficar como opção no banco de reservas.

Jhonnatan teve uma lesão muscular na coxa no final do mês passado, na semifinal do Campeonato Pernambucano, contra o Santa Cruz, e ainda não havia estreado pela Série B. Já Paiva estava há mais tempo parado: ele teve uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, em fevereiro.

“São jogadores importantes que estão voltando. Não conhecia Paiva, mas peguei informações com os analistas (de desempenho) para ver o estilo. Ele é um jogador de força, que rompe linhas e é ambidestro. Está voltando de lesão, fez alguns ciclos de treino e se juntou ao grupo. Se tiver oportunidade, podemos dar ritmo dependendo da circunstância do jogo”, afirmou Kleina. 

“Jhonnatan eu já conhecia por ter jogado contra. Tem construção, leitura de jogo por trás e pode fazer infiltrações, botandos os laterais para jogar. Ele também se apresenta na parte de criação, mas está voltando de lesão e vamos respeitar seu tempo. Ele vai agregar um valor técnico ao meio-campo. Mas não faremos mudanças radicais agora. Não é que seja um processo lento, mas sim pontual, encaixando um jeito para a equipe ter ‘liga’, sendo coesa e equilibrada”, completou. 

Guarani

O Guarani terá dois desfalques para o jogo. O volante Igor Henrique foi expulso no segundo tempo contra a Chapecoense, e o atacante Waguininho, na mesma partida, acumulou três amarelos. Sem eles, o técnico Thiago Carpini deve colocar Eduardo Person ou Giovanny para a cabeça de área. Na frente, Bruno Sávio deve começar entre os titulares.
 

Ficha técnica

Guarani

Rafael Pin, Pablo, Wálber (Romércio), Didi e Bidu; Pablo, Person (Giovanny) e Crispim; Todinho, Bruno Sávio e Rafael Costa. Técnico: Thiago Carpini

Náutico

Marcão; Hereda, Rafael Ribeiro, Fernando Lombardi e Willian Simões; Rhaldney, Matheus Trindade (Dadá Belmonte), Jorge Henrique e Jean Carlos; Erick e Salatiel. Técnico: Gilson Kleina

Local: Brinco de Ouro (Campinas/SP)
Horário: 21h30
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC). Assistentes: Thiaggo Americano Labes e Gizeli Casaril (ambos de SC)
Transmissão: Premiere FC

 

Veja também

Newsletter