Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Náutico x Petrolina: veja escalações e onde assistir jogo do Pernambucano 2025

Duelo começa às 16h30, nos Aflitos, e é válido pela primeira rodada do Estadual

Treino do Náutico no CT Wilson CamposTreino do Náutico no CT Wilson Campos - Foto: Gabriel França/CNC

Após quase dois meses de pré-temporada, com dois jogos-treino, um amistoso, diversos reforços chegando e treinamentos realizados, chegou o momento de o Náutico estrear oficialmente em 2025. O Timbu recebe o Petrolina, às 16h30, nos Aflitos, pelo Campeonato Pernambucano. Um retorno às atividades (e ao lar) após quase seis meses sem futebol. Saudade que os alvirrubros esperam matar com uma vitória.

O Náutico inicia a temporada com alguns remanescentes de 2024, como os laterais Arnaldo e Luiz Paulo; os volantes Igor Pereira, Sousa e Marco Antônio; os meias Renato Alves e Patrick Allan; além dos atacantes Bruno Mezenga e Paulo Sérgio. Esse último, inclusive, não estará na estreia por conta de uma punição ainda referente ao Estadual de 2024 passado por críticas à arbitragem do jogo contra o Afogados, nas quartas de final. Mezenga deve ser o substituto. 

Quanto aos reforços, o Náutico trouxe os goleiros Wellerson e Douglas Borges; os laterais Marcos Ytalo e Igor Fernandes; os zagueiros Rayan, Fagner Alemão e Léo Coltro; o volante Auremir; além dos atacantes Geovane, Hélio Borges e Samuel Otusanya.

Nos testes antes da estreia pelo Pernambucano, o Náutico empatou em 1x1 com o Jaguar, atual campeão da Série A2 do Estadual, venceu o América-RN por 1x0 e empatou sem gols com o Campinense.

"Realizamos 45 sessões de treinos com os nossos 29 atletas, e não tivemos nenhuma intercorrência de ordem de lesão. O grupo evoluiu muito. O mais difícil do esporte coletivo é individualizar carga de alto rendimento. E isso só pode ser feito quando temos uma estrutura de insumos e de profissionais. Nesta pré-temporada aqui no Náutico, nós conseguimos trabalhar com grupos divididos, para individualizar e dosar as cargas de treinos, tudo alinhado com o trabalho do treinador Marquinhos Santos", apontou Bruno Simões, Coordenador Científico do Núcleo de Saúde e Performance.

Sinergia

Questionado sobre o que a torcida pode esperar do Náutico em 2025, Marquinhos pregou o resgate da força dos Aflitos. 

"O torcedor verá um Náutico de muita entrega, organizado e também ansioso para reencontrar a torcida e os Aflitos. Queremos fazer o estádio voltar a pulsar, algo que é característico historicamente. Estudando o clube, vi que se perdeu essa identidade nos últimos anos. Queremos resgatar isso", iniciou.

"Sei do compromisso que é representar o Náutico, com a missão de recolocar o clube entre os 40 melhores do Brasil. Nada melhor do que começar vencendo em casa. O torcedor quer ver uma equipe entrosada, mas futebol é trabalho e continuidade. Talvez não entregue isso no primeiro jogo, mas vontade, empenho, dedicação, raça e entrega não podem faltar. É o que caracteriza vestir a camisa do Náutico", completou.

Histórico

No histórico de jogos contra o Náutico, o Petrolina nunca venceu os alvirrubros nos Aflitos. Ao todo, são sete derrotas e quatro empates. Nos números gerais, o Timbu tem 20 triunfos, três resultados de igualdade e apenas um tropeço, em 2003, por 3x0.

Ficha técnica

Náutico

Wellerson; Arnaldo, Léo Coltro, Rayan e Luiz Paulo; Sousa, Marco Antônio, Patrick Allan e Geovane; Bruno Mezenga e Hélio Borges. Técnico: Marquinhos Santos

Petrolina

André Lucas; Marquinhos, Daniel Oliveira, Caio Bacarin e Neto; Juan Cássio, Vitinho e Valdeir; Édson, Gleydson e Yonder Vargas. Técnico: Rui Sacramento

Local: Aflitos (Recife/PE)
Horário: 16h30
Árbitro: Rodrigo Pereira. Assistentes: Fernando Antônio e Luiz Henrique
Transmissão: TV Globo

Veja também

Segundo jogador com mais partidas pelo Palmeiras no ano passado, Aníbal Moreno renova até 2029
Renovação

Segundo jogador com mais partidas pelo Palmeiras no ano passado, Aníbal Moreno renova até 2029

João Fonseca tenta confirmar status de fenômeno mundial na estreia em Grand Slam
Tênis

João Fonseca tenta confirmar status de fenômeno mundial na estreia em Grand Slam

Newsletter