Logo Folha de Pernambuco

Série B

Náutico encara Guarani de olho em fuga da zona de rebaixamento da Série B

Timbu é o 18º colocado da competição, com 21 pontos, e pode sair do grupo dos quatro piores em caso de vitória, somada aos tropeços de CSA e Operário/PR

Elano Blumer, técnico do NáuticoElano Blumer, técnico do Náutico - Foto: Tiago Caldas/CNC

Desde a 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Náutico ocupa um indesejado lugar na zona de rebaixamento. A ansiedade em deixar o grupo dos quatro piores aumenta a cada partida. Neste sábado (13), o objetivo pode virar realidade, com a ajuda de um rival e outra de um conterrâneo da região. Tudo isso, claro, considerando que o Timbu fará sua parte na tarefa, derrotando o Guarani, no Brinco de Ouro, às 18h30.

O Náutico é o atual 18º colocado da Série B, com 21 pontos. O Guarani é o 19º, com 20. Ou seja, um confronto direto de dois clubes que estão brigando contra a queda. Para que o Timbu deixe a zona, será preciso ganhar do Bugre e torcer por um tropeço dos dois times que estão acima dos pernambucanos na tabela: CSA (17º, com 23) e Operário/PR (16º, com 24). 

As “contribuições” que o Náutico precisa ter para sair da zona de rebaixamento envolve uma equipe da região, o Sampaio Corrêa, adversário do Operário, no Germano Kruger. A outra é, curiosamente, o rival Sport. O Rubro-negro recebe o CSA, na Arena de Pernambuco. Triunfos da Bolívia Querida e do Leão, somados ao do Timbu, tiram o clube de Rosa e Silva da parte de baixo da tabela. 

Mudanças no time

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Pedro Vítor não encara o Guarani. O Náutico pode ter Geuvânio ou Júlio Vitor no ataque ao lado de Kieza. Outra possibilidade seria utilizar um atleta que ficou fora do jogo passado: Jean Carlos. O camisa 10 cumpriu suspensão automática e está liberado para o duelo em Campinas. O jogador pode ser escalado mais à frente ou ganhar uma vaga no meio - neste caso, Richard Franco poderia ficar no banco.

Na lateral, Victor Ferraz também retorna de suspensão. A dúvida é se o jogador começará no banco de reservas ou se retomará o posto no time titular, no lugar de Anilson, que jogou perante o CRB.

Perrí de saída?

Com um pré-contrato assinado com o Botafogo, o goleiro Lucas Perri pode deixar o Náutico ainda neste ano. Os cariocas negociam com o São Paulo, clube que detém os direitos do atleta, uma liberação antes do fim do contrato do jogador com os paulistas - com término em dezembro de 2022. Para isso, porém, o Tricolor deseja uma compensação financeira. As tratativas devem ser finalizadas até segunda (15), quando fecha a janela de transferências. 

Retrospecto recente

O Náutico tem boas recordações dos últimos dois jogos que disputou contra o Guarani no Brinco de Ouro. O Timbu venceu os confrontos nas edições de 2020 (2x1) e 2021 (3x1) da Série B. O meia Jean Carlos é um remanescente dos dois embates em Campinas, marcando gol no duelo dois anos atrás.  Em 2022, o encontro foi nos Aflitos, pelo primeiro turno da competição, com um empate em 1x1, quando os alvirrubros estavam ainda sob o comando do treinador Roberto Fernandes.

Ficha técnica

Guarani

Maurício Kozlinski; Diogo Mateus, João Víctor, Derlan e Jamerson; Leonardo Vilela, Madison e Isaque; Yago, Jenison e Bruno José. Técnico: Mozart Santos

Náutico

Lucas Perri; Bruno Bispo, Wellington e Maurício; Anilson (Victor Ferraz), Jobson, Souza, Richard Franco e João Lucas; Jean Carlos e Kieza. Técnico: Elano

Local: Brinco de Ouro (Campinas/SP)
Horário: 18h30
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA). Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Jucimar dos Santos Dias (ambos da BA)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Transmissão: Premiere FC

Veja também

Eliminatórias: Brasil fica apenas no empate com o Uruguai
Futebol

Eliminatórias: Brasil fica apenas no empate com o Uruguai

Rafael Nadal se despede das quadras após derrota Espanha para Holanda na Copa Davis
Adeus

Rafael Nadal se despede das quadras após derrota Espanha para Holanda na Copa Davis

Newsletter