Náutico encara Guarani de olho em fuga da zona de rebaixamento da Série B
Timbu é o 18º colocado da competição, com 21 pontos, e pode sair do grupo dos quatro piores em caso de vitória, somada aos tropeços de CSA e Operário/PR
Desde a 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Náutico ocupa um indesejado lugar na zona de rebaixamento. A ansiedade em deixar o grupo dos quatro piores aumenta a cada partida. Neste sábado (13), o objetivo pode virar realidade, com a ajuda de um rival e outra de um conterrâneo da região. Tudo isso, claro, considerando que o Timbu fará sua parte na tarefa, derrotando o Guarani, no Brinco de Ouro, às 18h30.
O Náutico é o atual 18º colocado da Série B, com 21 pontos. O Guarani é o 19º, com 20. Ou seja, um confronto direto de dois clubes que estão brigando contra a queda. Para que o Timbu deixe a zona, será preciso ganhar do Bugre e torcer por um tropeço dos dois times que estão acima dos pernambucanos na tabela: CSA (17º, com 23) e Operário/PR (16º, com 24).
As “contribuições” que o Náutico precisa ter para sair da zona de rebaixamento envolve uma equipe da região, o Sampaio Corrêa, adversário do Operário, no Germano Kruger. A outra é, curiosamente, o rival Sport. O Rubro-negro recebe o CSA, na Arena de Pernambuco. Triunfos da Bolívia Querida e do Leão, somados ao do Timbu, tiram o clube de Rosa e Silva da parte de baixo da tabela.
Leia também
• Suspenso, Pedro Vítor desfalca o Náutico; Jean Carlos e Victor Ferraz podem voltar ao time
• Após primeira vitória no Náutico, Elano explica mudança de esquema: "surpresa para o adversário"
Mudanças no time
Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Pedro Vítor não encara o Guarani. O Náutico pode ter Geuvânio ou Júlio Vitor no ataque ao lado de Kieza. Outra possibilidade seria utilizar um atleta que ficou fora do jogo passado: Jean Carlos. O camisa 10 cumpriu suspensão automática e está liberado para o duelo em Campinas. O jogador pode ser escalado mais à frente ou ganhar uma vaga no meio - neste caso, Richard Franco poderia ficar no banco.
Na lateral, Victor Ferraz também retorna de suspensão. A dúvida é se o jogador começará no banco de reservas ou se retomará o posto no time titular, no lugar de Anilson, que jogou perante o CRB.
Perrí de saída?
Com um pré-contrato assinado com o Botafogo, o goleiro Lucas Perri pode deixar o Náutico ainda neste ano. Os cariocas negociam com o São Paulo, clube que detém os direitos do atleta, uma liberação antes do fim do contrato do jogador com os paulistas - com término em dezembro de 2022. Para isso, porém, o Tricolor deseja uma compensação financeira. As tratativas devem ser finalizadas até segunda (15), quando fecha a janela de transferências.
Retrospecto recente
O Náutico tem boas recordações dos últimos dois jogos que disputou contra o Guarani no Brinco de Ouro. O Timbu venceu os confrontos nas edições de 2020 (2x1) e 2021 (3x1) da Série B. O meia Jean Carlos é um remanescente dos dois embates em Campinas, marcando gol no duelo dois anos atrás. Em 2022, o encontro foi nos Aflitos, pelo primeiro turno da competição, com um empate em 1x1, quando os alvirrubros estavam ainda sob o comando do treinador Roberto Fernandes.
Ficha técnica
Guarani
Maurício Kozlinski; Diogo Mateus, João Víctor, Derlan e Jamerson; Leonardo Vilela, Madison e Isaque; Yago, Jenison e Bruno José. Técnico: Mozart Santos
Náutico
Lucas Perri; Bruno Bispo, Wellington e Maurício; Anilson (Victor Ferraz), Jobson, Souza, Richard Franco e João Lucas; Jean Carlos e Kieza. Técnico: Elano
Local: Brinco de Ouro (Campinas/SP)
Horário: 18h30
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA). Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Jucimar dos Santos Dias (ambos da BA)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Transmissão: Premiere FC