Luiz Henrique, formado na base do Náutico
Luiz Henrique, formado na base do NáuticoFoto: Léo Lemos/Náutico

Portugal virou o destino predileto dos jogadores formados nas categorias de base do Náutico. Ao menos é essa a impressão ao observar as negociações envolvendo jovens que se destacaram no Timbu nos últimos anos. Só nesta temporada, dois atletas foram negociados para o país europeu. Primeiro, o goleiro Bruno, emprestado ao Gil Vicente/POR. Agora foi a vez de Luiz Henrique ser vendido ao Moreirense/POR, com os pernambucanos mantendo 20% dos direitos econômicos do meia. Troca de sotaques que rende frutos ao Timbu e experiência aos pratas da casa.

Bruno e Luiz Henrique são os exemplos mais recentes, mas não os únicos. Em 2017, o atacante Erick, destaque da equipe no primeiro semestre, foi vendido ao Braga/POR. O jogador foi emprestado em seguida ao Vitória e, na vindoura temporada 2019/2020, vai atuar pelo Gil Vicente, mesmo clube do antigo camisa 1 alvirrubro. Por falar no clube português, ele trouxe em 2005 outro jovem vindo do Recife, o atacante Betinho. O jogador passou pouco tempo no país, rodando em seguida por times como Coritiba, Palmeiras, Avaí e Santa Cruz.

Outros nomes do Náutico também se aventuraram em terras lusitanas, casos do zagueiro Diego Silva e do atacante Jefferson Nem. O primeiro vestiu a camisa do Nacional da Madeira, enquanto o segundo jogou pelo Real Sport Club. Ambos estão no atual elenco comandado pelo técnico Gilmar Dal Pozzo. Jefferson chegou há algumas semanas e está aprimorando a parte física para estrear pelo Timbu em 2019.

Além de Bruno e Luiz Henrique, o Náutico também negociou em 2019 outro prata da casa que era presença constante no time titular, caso do atacante Robinho, que se transferiu para o Bragantino. O trio foi importante na conquista do Campeonato Pernambucano de 2018. O lateral-direito Hereda e o atacante Thiago, que subiram nesta temporada, também atraem a atenção do mercado nacional e internacional. O último vem se destacando na Série C, sendo o atual artilheiro do clube no torneio, com quatro gols.

Leia também:
Náutico perto de anunciar ida de Luiz Henrique para Moreirense/POR
Dal Pozzo relata situação de reforços ofensivos no Náutico

veja também

comentários

comece o dia bem informado: