NBA: Nova temporada tem início nesta terça-feira (24), com nova regra e estreia da NBA Cup
Denver Nuggets e Los Angeles Lakers fazem partida de abertura, a partir das 20h30
Maior campeonato de basquete do mundo, a NBA inicia nova temporada nesta terça-feira (24), com Denver Nuggets, atual campeão, e Los Angeles Lakers fazendo o jogo de abertura, a partir das 20h30. A 78ª edição da liga estadunidense contará com novas regras, torneio intertemporada, trocas que agitaram o mercado e o possível surgimento de uma nova grande estrela.
Leia também
• Lebron James encabeça lista da Forbes de mais bem pagos da NBA em 2023
• Durant, LeBron e Curry estão prontos para reeditar 'Dream Team' nos Jogos de Paris
• Maior promessa da NBA, Wembanyama afirma ter ganho 'de 5 a 15 kg' desde o draft
Vencedor da última temporada, o Denver Nuggets teve em 2022/2023 uma trajetória bastente segura até a conquista do troféu Larry O'Brien. Dono da melhor campanha no lado Oeste, a equipe que foi liderada por Nikola Jokic e Jamal Murray não precisou chegar ao sétimo jogo em nenhum dos confrontos dos playoffs e, pelo domínio que exerceram, aparecem como a grande favorita ao título.
Melhor campanha na temporada regular de toda a NBA, o Milwaukee Bucks decepcionou nos playoffs passado. Pressionada, a equipe do astro Giannis Antetokoumpo teve grande adição no mercado, ao conseguir a contratação de Damian Lillard, considerado um dos melhores jogadores ofensivos da atualidade e que já não enxergava grande futuro no Portland Trail Blazers.
Nova regra promete mudar dinâmica da temporada
A partir de 2023, a NBA quer garantir que suas estrelas estejam em quadra sempre que possível, restrigindo o rodízio que era feito anteriormente. A medida é claramente uma defesa do produto da liga, buscando manter o interesse do público em poder acompanhar os melhores jogadores sempre que possível.
Dessa forma, as equipes terão que pensar melhor em como farão para descansar suas melhores peças, não podendo deixar mais de uma estrela fora de jogo se estiverem saudáveis. Para exemplificar, o Los Angeles Lakers, time de Lebron James e Anthony Davis, seria investigado caso deixem ambos atletas de fora de uma partida, em que os dois estivesse em condição de jogar.
NBA Cup
Entre novembro e dezembro haverá a NBA Cup, um mini-torneio em meio à disputa da temporada regular - os resultados são somados na classificação geral.
As 30 equipes foram divididas em seis grupos de cinco. Os dois melhores times avançam às quartas de final - a partir desta fase, os confrontos serão em jogo único. Semifinais e a grande decisão serão disputadas em Las Vegas, com premiação em dinheiro aos atletas. A expectativa é que essa nova disputa traga um ânimo diferente para a fase de classificação, além de uma receita extra na semana do torneio.
Francês promete chacoalhar a Liga
Escolha número um do draft, Victor Wembanyama, novo pivô do Santo Antônio Spurs já causou um grande primeiro impacto na pré-temporada. Com 2,24 de altura, o francês impressiona por sua capacidade de jogo nos dois lados da quadra. Há quem já compare a nova estrela com outro grande nome da liga, Kevin Durant, atualmente no Phoenix Suns.
A expectativa é que o jovem talento seja bem trabalhado nas mãos experientes de Greg Popovich, lendário técnico dos Spurs. Com a presença da nova aquisição, a equipe de Santo Antonio, que teve fraco desempenho na temporada passada, já se mostrou mais competitiva, incluindo vitória sobre o Golden State Warriors, tendo Wembanyama como o cestinha da partida.
Complemento da rodada
Ainda pelo primeiro dia de competição, o Golden State Warriors de Stephen Curry, recebe o Phoenix Suns às 23h. A partida marca o reencontro de Chris Paul, novo armador dos Warriors, com os Suns, seu antigo time. O confronto promete uma grande disputa entre dois dos melhores elencos do lado oeste da NBA.