Logo Folha de Pernambuco

Basquete

NBA tem segundo jogo adiado por conta de Covid-19

Partida entre Miami Heat e Boston Celtics foi adiada

Reservas do Celtics treinando arremessos no TD Garden após o cancelamento do jogoReservas do Celtics treinando arremessos no TD Garden após o cancelamento do jogo - Foto: MADDIE MEYER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / G

A liga norte-americana de basquete (NBA) anunciou neste domingo (10) que o jogo entre Miami Heat e Boston Celtics, previsto para acontecer a partir das 21h de Brasília em Boston, foi adiado. O motivo é que um dos jogadores da equipe de Miami apresentou resultado inconclusivo para o teste de Covid-19 e, a partir dos protocolos de saúde da liga, que determinam afastamento preventivo de outros atletas após contato com alguém infectado, a franquia não teria o mínimo de oito jogadores à disposição para poder realizar a partida.

Curiosamente, o adversário da noite também quase não teria a quantidade necessária de atletas aptos para atuar, por conta do mesmo protocolo. O Boston Celtics teria exatamente oito jogadores prontos para jogo, depois de sete serem afastados por precaução e outros dois por lesão. O astro da equipe, Jayson Tatum, deverá passar por quarentena de 10 dias a 14 dias antes de retornar às quadras, segundo informações do jornalista Shams Charania, do site The Athletic.

A liga vive um momento de aumento no número tanto de casos de Covid-19 entre atletas quanto de afastamentos de jogadores que tiveram contato com alguém infectado. No sábado (9), o ala-armador Bradley Beal, do Washington Wizards, não atuou diante do Miami Heat justamente por ter tido contato com Jayson Tatum. Segundo a imprensa americana, dois jogadores do Dallas Mavericks, um deles o ala-pivô alemão Maxi Kleber, testaram positivo para coronavírus e agora estão afastados do resto do elenco. Kleber atuou diante do Orlando Magic, também na noite do sábado. 

Na quinta-feira (7), durante o jogo entre Philadelphia 76ers e Brooklyn Nets, em Nova York, o ala-armador Seth Curry, do Philadelphia, que não estava atuando, teve resultado positivo no teste e já foi separado do resto do elenco. Por conta do rastreamento de quem teve contato com Curry, a equipe teve diversos desfalques para enfrentar o Denver Nuggets no sábado e teve que ativar um jogador lesionado para poder ter o mínimo de oito atletas e não ser declarada derrotada por W.O. O Philadelphia 76ers usou apenas sete jogadores, enquanto o adversário utilizou 15 atletas. Três jogadores da equipe atuaram por mais de 41 minutos.

O duelo entre Heat e Celtics é o segundo a ser adiado na recém-iniciada temporada 2020-21 da NBA, que começou no fim de dezembro. Logo no segundo dia, o confronto entre Houston Rockets e Oklahoma City Thunder também precisou ser remarcado depois que, em virtude dos protocolos de segurança, ficou determinado que a equipe de Houston também não teria o mínimo de atletas para poder atuar. A partida ainda não tem data para acontecer.

Segundo o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN dos Estados Unidos, no momento, a liga ainda não tem planos de suspender a temporada por conta do aumento do número de casos. 

Veja também

STJD nega pedido de anulação do São Paulo em jogo contra o Fluminense no Brasileirão
Brasileirão

STJD nega pedido de anulação do São Paulo em jogo contra o Fluminense no Brasileirão

Sport informa que espera resposta da CBF para utilização de patrocinador diante do Novorizontino
Bets

Sport informa que espera resposta da CBF para utilização de patrocinador diante do Novorizontino

Newsletter