NBA testa atletas e confirma volta da liga para 30 de julho
Dos 302 jogadores testados, 16 deram positivos para o novos coronavírus
Um total de 16 jogadores da NBA deram resultados positivos para o novo coronavírus nos 302 testes aplicados na última terça-feira pela liga de basquete, em meio aos preparativos para retomar a temporada em 30 de julho na Disney, informou nesta sexta-feira a liga de basquete americana.
"Nos exames realizados em 302 jogadores da NBA em 23 de junho, 16 jogadores deram positivo para o coronavírus. Qualquer jogador que der positivo permanecerá em isolamento até que satisfaça os protocolos de saúde pública e seja autorizado por um médico", declarou a liga em comunicado, sem revelar a identidade dos atletas contaminados.
Durante a semana, alguns jogadores revelaram ter dado resultados positivos em testes de detecção da Covid-19, como o ala Malcolm Brogdon, do Indiana Pacers, e três atletas do Sacramento Kings: Buddy Hield, Jabari Parker e Alex Len. A emissora americana ESPN também revelou que o pivô Nikola Jokic, estrela do Denver Nuggets, deu positivo em exame realizado na semana passada na Sérvia.
Além disso, a NBA e o Grupo Disney chegaram a um acordo que torna a Arena, o Field House e o Visa Athletic Center, equipamentos do centro ESPN Wide World of Sports, locais de disputas de todos os jogos do restante da temporada, recebendo as 22 equipes sem a presença de fãs.
Leia também
• NBA diz que objetivo final da temporada será agir contra o racismo
• Astro da NBA, Lebron James compra mansão de R$ 270 milhões na Califórnia
• Donos de equipes da NBA aprovam retomada da temporada em complexo da Disney
A NBA e a NBPA (Associação dos Jogadores de Basquete) assinaram um acordo sobre os protocolos de saúde e segurança a serem respeitados na retomada da temporada. O programa aborda os riscos relacionados ao Covid-19, como o objetivo de proporcionar bem-estar de jogadores, treinadores, oficiais e funcionários, e foi desenvolvido com suporte de especialistas em saúde, médicos infectologistas e autoridades públicas.
Conforme anunciado esta semana, NBA e a NBPA estão alinhadas no princípio de que a retomada da temporada será pautada pela busca de maneiras reais e sustentáveis de discutir a desigualdade racial em todo o país. Líderes da liga e da Associação de Jogadores também debateram estratégias para aumentar a representação de negros em toda a liga e equipes, como aumentar a presença de empresas de propriedade ou operadas por negros em atividades de negócios da NBA, e a ideia de uma fundação para ampliar oportunidades de desenvolvimento educacional e econômico da comunidade negra no país.
Com a certeza de que mudanças a longo prazo só serão possíveis a partir do compromisso, as discussões sobre esses esforços vão continuar frequentes e mais detalhes serão divulgados posteriormente. "Trabalhamos em conjunto com a NBPA para estabelecer um plano de retomada que priorize saúde e segurança, num modelo justo de competição e oferecendo uma plataforma para tratarmos de questões de justiça social", afirmou Adam Silver, comissário da NBA.
"É emocionante anunciar oficialmente o reinício da temporada 2019-2020", falou Michele Roberts, diretora executiva da NBPA. - Foi necessária uma colaboração verdadeira entre a liga e a associação. Quero dar parabéns especialmente ao nosso comitê executivo e a vários representantes da equipe, além de agradecer o apoio e assistência de especialistas médicos, autoridades de saúde pública e muitos outros. Além disso, nossa plataforma em Orlando apresenta a oportunidade única de estender a luta contra o racismo e a brutalidade policial neste país. Continuaremos a trabalhar com nossos atletas e a liga para desenvolver planos específicos em Orlando, bem como iniciativas de longo prazo para trazer mudanças reais nessas questões.
- Estamos felizes em oferecer sede única para que a NBA possa retomar sua temporada no ESPN Wide World of Sports Complex - disse Josh D’Amaro, presidente da Disney Parks, Experiências e Produtos. - Estamos ansiosos para receber os jogadores, técnicos e funcionários do Walt Disney World Resort enquanto eles se preparam para um emocionante retorno do basquete profissional.
Com formato aprovado, as 22 equipes participantes serão as oito com melhores campanhas em cada conferência e as seis franquias que se encontram, atualmente, pelo menos seis jogos atrás da oitava equipe nas duas conferências. O reinício da competição será com as equipes disputando oito partidas de classificação, jogos definidos com base nos confrontos restantes da temporada regular.
Tabela completa, com horários e programação de TV do jogos restantes da temporada regular serão anunciados na noite desta sexta-feira, dia 26. A NBA e os parceiros de mídia e tecnologia estão contribuindo para uma melhora nas transmissões de jogos, no sentido de proporcionar aos fãs uma experiência de visualização imersiva e interativa.
Com a conclusão dos jogos restantes, as sete equipes de cada conferência com as melhores campanhas, combinando resultados da temporada regular e das últimas partidas de classificação, serão definidas para as posições de um a sete para os Playoffs da NBA em cada conferência. Se a equipe com a oitava melhor campanha (considerando resultados da temporada regular e jogos restantes) de uma conferência estiver mais de quatro jogos à frente da nona colocada, a franquia que estiver ocupando a oitava posição estará classificada aos Playoffs.
Caso a equipe com oitava melhor campanha estiver quatro jogos ou menos à frente da rival que ocupa a nona posição, as duas franquias vão se enfrentar uma série de até três partidas para definir o oitavo classificado. A nona equipe vai precisar vencer duas vezes para assegurar a vaga. À oitava equipe, uma vitória será suficiente para a classificação.
Entre os critérios para desempate aos Playoffs será usada a campanha das equipes. Uma vez que estejam definidas as 16 equipes classificadas, os Playoffs seguirão com o formato tradicional com quatro rodadas em séries melhor de sete partidas. Um possível último jogo das Finais da NBA 2020 será no dia 13 de outubro.