Futebol

Neymar é absolvido em julgamento por supostas irregularidades em sua contratação pelo Barcelona

Decisão inocenta todos os acusados pelo fundo de investimentos brasileiro por suposta corrupção

Neymar, atacante do PSG e da Seleção brasileira Neymar, atacante do PSG e da Seleção brasileira  - Foto: Josep Lago/AFP

A justiça espanhola absolveu o astro brasileiro Neymar e os demais processados pelas supostas irregularidades cometidas em sua contratação pelo FC Barcelona em 2013.

A decisão foi tomada seguindo o critério do Ministério Público, que retirou as acusações na reta final do julgamento, que aconteceu em outubro.

"A Audiência absolve Neymar e os demais processados por corrupção entre particulares e fraude", anunciou o tribunal da Audiência de Barcelona em um comunicado sobre a decisão publicada nesta terça-feira (13), que inocenta todos os acusados pelo fundo de investimentos brasileiro DIS por suposta corrupção.

Relembre o caso

A empresa brasileira DIS, fundo que detinha os direitos econômicos de Neymar quando se transfereriu para o Barcelona em 2013, denunciou fraude no contrato que a faria receber menos pela transação. Segundo o clube catalão, o contrato foi de 57,1 milhões de euros (cerca de R$ 310 milhões).

Ao investigar o caso, a Justiça espanhola suspeitou que o valor real do contrato teria sido de 83,3 milhões de euros (cerca de R$ 453 milhões), diluído em outros acordos. Inicialmente, foram solicitados dois anos de prisão e uma multa de dez milhões de euros para o agora jogador do Paris Saint Germain.

Em reviravolta, a Promotoria espanhola retirou as acusações, afirmando que as alegações da DIS não se sustentaram durante as audiências, e que se baseavam em "pressupostos" ao invés de provas, consideradas "nem mesmo circunstanciais" pelo promotor.

Veja também

La Liga pede prisão de promotores de campanha de ódio contra Vini Jr.
Caso Vini Jr.

La Liga pede prisão de promotores de campanha de ódio contra Vini Jr.

Manchester United x Tottenham: saiba onde assistir e confira escalações
Premier League

Manchester United x Tottenham: saiba onde assistir e confira escalações

Newsletter