Neymar é absolvido em julgamento por supostas irregularidades em sua contratação pelo Barcelona
Decisão inocenta todos os acusados pelo fundo de investimentos brasileiro por suposta corrupção
A justiça espanhola absolveu o astro brasileiro Neymar e os demais processados pelas supostas irregularidades cometidas em sua contratação pelo FC Barcelona em 2013.
A decisão foi tomada seguindo o critério do Ministério Público, que retirou as acusações na reta final do julgamento, que aconteceu em outubro.
Leia também
• Neymar "não garante 100%" que voltará à Seleção Brasileira
• Após mudança de posição do MP, julgamento de Neymar chega ao fim em Barcelona
• Promotoria retira acusações contra Neymar no caso de sua transferência para o Barcelona
"A Audiência absolve Neymar e os demais processados por corrupção entre particulares e fraude", anunciou o tribunal da Audiência de Barcelona em um comunicado sobre a decisão publicada nesta terça-feira (13), que inocenta todos os acusados pelo fundo de investimentos brasileiro DIS por suposta corrupção.
Relembre o caso
A empresa brasileira DIS, fundo que detinha os direitos econômicos de Neymar quando se transfereriu para o Barcelona em 2013, denunciou fraude no contrato que a faria receber menos pela transação. Segundo o clube catalão, o contrato foi de 57,1 milhões de euros (cerca de R$ 310 milhões).
Ao investigar o caso, a Justiça espanhola suspeitou que o valor real do contrato teria sido de 83,3 milhões de euros (cerca de R$ 453 milhões), diluído em outros acordos. Inicialmente, foram solicitados dois anos de prisão e uma multa de dez milhões de euros para o agora jogador do Paris Saint Germain.
Em reviravolta, a Promotoria espanhola retirou as acusações, afirmando que as alegações da DIS não se sustentaram durante as audiências, e que se baseavam em "pressupostos" ao invés de provas, consideradas "nem mesmo circunstanciais" pelo promotor.