Neymar posta foto com camisa do St. Pauli; time alemão famoso por ser progressista e de esquerda
Equipe alemã foi resistência ao regime nazista e fala abertamente sobre causas sociais
Conhecido pelo engajamento social e combate a discriminações, o St. Pauli, time que Neymar surgiu com a camisa nesta sexta-feira (21), é um time historicamente de esquerda.
Para muitos, a equipe é vista como uma exceção no meio do futebol por falar abertamente de suas lutas contra o machismo, homofobia e racismo.
No estatuto do clube, inclusive, existe um registro que fala sobre o combate ao preconceito.
Leia também
• Jogador de time português morre em acidente de carro aos 19 anos
• Astro do MMA Conor McGregor afirma querer ser presidente da Irlanda
• Fifa exclui León, adversário do Flamengo, do Mundial de Clubes
A equipe deu seus primeiros passos no futebol em 1924 e fez uma dura resistência ao regime nazista na Alemanha, quando não cumpriu a ordem de excluir atletas judeus do seu elenco.
Entre as décadas de 80 e 90, alguns torcedores do St. Pauli lideraram um movimento antifascista que tinha o objetivo de eliminar focos de torcedores neofascistas dentro da própria torcida.
Atualmente, é frequente ver alguns torcedores do clube com a suástica nazista destruída e com bandeiras do arco-íris em apoio à causa LGBTQIAP+, além de mensagens anticapitalistas.
Na temporada 2023/24, o St. Pauli conquistou o título da segunda divisão e, atualmente, disputa a elite da Bundesliga, ocupando a 15ª colocação.