Futebol

Neymar rompe ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo e passará por cirurgia

Brasileiro se machucou na partida contra o Uruguai, na última terça (17), pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026

Neymar saiu de campo lesionadoNeymar saiu de campo lesionado - Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP

Por meio de nota no site oficial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o atacante Neymar teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. A lesão foi sofrida na última terça (17), durante jogo do Brasil contra o Uruguai, no Centenário, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. O jogador passará por procedimento cirúrgico, ainda sem data definida para acontecer, e só deve voltar aos gramados, no melhor dos cenários, no final do primeiro semestre de 2024 - prazo que pode ser ampliado a depender da recuperação.

A CBF informou que o departamento médico da Seleção Brasileira, sob a supervisão de Rodrigo Lasmar, está em contato permanente com o Al-Hilal, clube em que Neymar joga, na Arábia Saudita, para alinhar o processo de recuperação do jogador.

Neymar se machucou após lance envolvendo De La Cruz, do Uruguai. O atleta saiu de maca, chorando, sendo carregado pelos médico para o vestiário, sem conseguir colocar o pé esquerdo no chão. 

O camisa 10 da Seleção Brasileira já tinha ficado, de fevereiro a agosto deste ano, fora dos gramados por conta de uma lesão no tornozelo. Vale citar que, na Copa do Mundo de 2022, o jogador desfalcou o Brasil nas partidas contra Suíça e Camarões, na fase de grupos, também por conta de dores no tornozelo, voltando apenas nas oitavas de final, perante a Coreia do Sul. 

Com a lesão, Neymar desfalcará o Brasil nas próximas rodadas das Eliminatórias, contra Colômbia e Argentina. Já pelo Al-Hilal, o atacante deve ficar fora do restante do Campeonato Árabe, que termina em maio do ano que vem.

Histórico recente de lesões

Entre 2018 e 2019, o atacante sofreu com lesões sucessivas no pé direito. No ano da Copa da Rússia, o brasileiro teve uma fissura no quinto metatarso — osso localizado na região anterior ao dedo -, e ficou três meses parado. Na temporada seguinte, fraturou o mesmo osso, e novamente precisou de três meses de recuperação.

Em fevereiro de 2018, uma fissura no quinto metatarso — osso localizado na região anterior ao dedo — o tirou de campo por três meses. Menos de um ano depois, ele fraturou o mesmo osso, e novamente precisou de três meses de recuperação. Somando os dois períodos, ele perdeu 38 jogos pelo Paris Saint-Germain, ex-clube dele, e pela Seleção Brasileira.

Apenas dois meses depois de se recuperar da última lesão, em junho de 2019, Neymar rompeu um ligamento do tornozelo direito. O tratamento, de dois meses, fez o jogador precisar ser cortado da Copa América, disputada no Brasil e vencida pelos anfitriões.

A lesão seguinte aconteceu em fevereiro 2021, desta vez, foi no músculo adutor da coxa esquerda. Ele desfalcou o PSG por pouco mais de um mês. Em novembro do mesmo ano, ele rompeu um ligamento do tornozelo esquerdo, e a recuperação durou dois meses e meio. 

Veja também

Volante do City diz que jogadores podem iniciar greve contra aumento do número de jogos
Futebol

Volante do City diz que jogadores podem iniciar greve contra aumento do número de jogos

Sport pede apuração à Polícia Militar por confusão com torcedores após jogo contra CRB
Futebol

Sport pede apuração à Polícia Militar por confusão com torcedores após jogo contra CRB

Newsletter