No Arruda, Santa Cruz é derrotado pelo Manaus e vê rebaixamento para a Série D cada vez mais perto
Tricolor segue sem vencer na competição e permanece distante do primeiro time fora da zona de rebaixamento
Nem mesmo com a estreia dos reforços, que chegaram como última cartada para fugir do rebaixamento, o Santa Cruz conseguiu vencer sua primeira partida na Série C. No Arruda, o Tricolor foi derrotado pelo Manaus, por 2 a 1, neste domingo (1º), em partida válida pela 10ª rodada da terceira divisão do campeonato brasileiro. Com apenas três pontos, o time de Roberto Fernandes criou raízes profundas na lanterna do Grupo A e vê queda para Série D cada vez mais próxima.
SÉRIE C: Gols de Santa Cruz 1 x 2 Manaus
Primeiro tempo
Ao contrário do que se esperava, Bruno Moraes entrou como titular. A sua presença em campo tornou o Santa Cruz mais ofensivo, diferente do que tem sido apresentado na temporada. Mas nem mesmo o ímpeto coletivo de um grupo que precisava, mais do que nunca, vencer, foi capaz de reverter os prejuízos causados por falhas individuais.
Num lance bobo, o lateral esquerdo Leonan, que estava num dia atípico, acabou deixando Denilson escapar, que aproveitou a chance e marcou o primeiro gol da partida, aos nove minutos.
Apesar do ocorrido, a Cobra Coral não se mostrou abatida e buscou a reação. Em 45 minutos, criou mais chances que em muitos jogos. Foi um verdadeiro festival de gols perdidos que fizeram o primeiro terminar com a vantagem para o Gavião do Norte.
Leia também
• Para virar a chave e iniciar recuperação, Santa Cruz recebe o Manaus no Arruda
• De volta ao Arruda, Lelê é oficialmente apresentado pelo Santa Cruz
• Com Santa Cruz no abismo, padre vai ao Arruda benzer vestiários e instalações
Segundo tempo
Roberto Fernandes não queria - e nem podia - perder, então optou por colocar Pipico para jogo, deixando sua equipe com quatro atacantes, mas com o meio campo descoberto.
Essa ausência de marcação na zona intermediária não só dificultava a transição Coral como também facilitava para as investidas do time de Evaristo Piza no contra-ataque. E, mais uma vez de forma precoce, os visitantes balançaram as redes, ampliando o placar, com Rafhael Lucas, que aproveitou cobrança de escanteio e marcou um golaço.
Depois de sofrer o segundo gol, o Tricolor parece ter sentido e passou a ser pressionado pelo Manaus, que teve muitas chances de marcar o terceiro.
Quando o resultado parecia definido, Pipico ainda marcou para o Santa Cruz, já aos 45, aproveitando a chance na bola parada. Mas não dava mais para reagir, e o jogo foi encerrado cinco minutos depois, encerrando um jejum de quatro jogos sem vencer do time nortista e dando continuidade a um jejum de quatro meses da equipe pernambucana, que passa a ver o rebaixamento não mais como uma possibilidade, mas como um destino que parece ja traçado.
Ficha de jogo
Santa Cruz 1
Jordan; Weriton, Breno Calixto, Rafael Castro e Leonan; Vitinho (Pipico), Tarcísio e Rondinelly (João Cardoso); Lelê (Madson), Elias Carioca (Rone) (Frank) e Bruno Moraes. Técnico: Roberto Fernandes.
Manaus 2
Gleibson; Edvan, Luis Fernando, Marcelo Augusto e Dudu Mandai; Guilherme Amorim (Vinícius Barba), Gilson, Gabriel Davis (Diego Rosa) e Anderson Paraíba (Douglas Lima); Denilson (Allan Dias) e Rafhael Lucas (Vitinho). Técnico: Evaristo Piza.
Local: estádio do Arruda, Recife (PE)
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon (PR)
Assistentes: Weber Felipe Silva e Andrey Luiz de Freitas (ambos do PR)
Cartões amarelos: Vitinho, Madson, Rone (Santa Cruz); Luis Fernando, Vitinho, Gleibson (Manaus)
Gols: Denilson (Manaus) aos 9’ do 1ºT; Rafhael Lucas (Manaus) aos 7’ e Pipico (Santa Cruz) aos 46’ do 2ºT.