No combate ao câncer de mama, Sport lança camisa para lembrar 'Outubro Rosa'
Parte do valor arrecadado com as vendas será destinado à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama)
Para lembrar que outubro é o mês para conscientização ao câncer de mama, o Sport lançou uma camisa rosa, voltada para a campanha "Outubro Rosa", em parceria com sua fornecedora de material esportivo, Umbro. Com o mês se iniciando nesta quinta-feira, a ação tem o intuito de mostrar às mulheres a importância de se prevenir contra a doença. Parte da renda dos novos uniformes será revertida para ajudar a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).
No lançamento, o Sport mostrou funcionárias do clube recebendo a nova camisa e falando sobre o tema. Enfermeira no CT José de Andrade Médicis, Cristiane Santos falou sobre os cuidados para evitar a doença. "Isso não é só para as rubro-negras, mas sim para todas as mulheres. Todas precisam se conscientizar de que é importante ir ao médico, fazer os exames de rotina para se prevenir e não chegar ao diagnóstico tarde demais", destacou.
Leia também
• Após dois jogos ausente, Marquinhos diz estar voltando mais forte no Sport
• Sport busca prolongar vínculo de atletas com contrato até dezembro de 2020
• Diante do Corinthians, Sport percorreu maior quilometragem na temporada
Já a nutricionista rubro-negra, Flávia Carvalho, falou da importância de um clube como o Sport abraçar a campanha do Outubro Rosa. Ela lembra que o câncer de mama tem cura. "É muito importante o Sport abraçar esta causa, uma instituição de grande porte, formadora de opinião. Estamos em uma pandemia, mas não é por isso que devemos relaxar nos cuidados com essa doença, tão frequente, tão perigosa e de tanto risco, mas que tem solução e tratamento", ressaltou.
A nova camisa será vendida através dos sites oficiais da Umbro e do Sport, além das lojas físicas da Cazá Sport (Ilha do Retiro, Shopping Recife e Rio Mar) no valor de R$ 199,90, e segundo o diretor de marketing do clube, Rafael Soares, será voltada para o público feminino. Ainda de acordo com ele, como o Sport já havia lançado três padrões no ano e esta camisa foi idealizada de última hora, o novo manto não será utilizado em campo.
Além do Sport, clubes como Athlético/PR, Avaí, Chapecoense, Fluminense, Grêmio e Santos também são patrocinados pela Umbro e ganharam um novo uniforme na cor rosa, apoiando a campanha.
Câncer de mama
Atualmente, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Baseado em informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos podem ser evitados, quando se cria um hábito de praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar, e evitar uso de hormônicos sintéticos.
Baseado em dados deste ano do INCA, foram estimados 66.280 novos casos no País. Em 2019, o número era de 59.700 novas pessoas diagnosticadas. Mulheres a partir dos 50 anos devem realizar o exame de mamografia a cada dois anos. Quem tem a partir de 25 anos, e não sofreu com nenhum problema mamário antes, deve fazer ultrassom de mama uma vez a cada ano.