No ‘hall' das prioridades, Presidente da FPF confirma Estadual sub-20
Anteriormente, o mandatário da entidade local, Evandro Carvalho, havia levantado a possibilidade de em 2020 não ocorrer competições de base no Estado
Depois de levantar a possibilidade de não haver competições de base em Pernambuco em 2020, por conta do aperto no calendário, além das dificuldades financeiras que chegaram acompanhadas do novo coronavírus, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, revelou à Folha de Pernambuco ser um desejo da entidade local, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e das demais federações do país a realização das competições da categoria sub-20 este ano. No Estado, o cartola acrescentou dizendo que o conselho técnico para a realização do Campeonato Pernambucano já foi feito, sob aguardo, no momento, somente da liberação do Governo Estadual para iniciar a competição.
“Nós só encerramos duas competições. A competição de bairro, o amador da Capital e a Copa do interior, que a federação faz. Essas duas realmente não temos como fazer este ano. Sub-20, nós já fizemos o conselho técnico, está tudo pronto para começar, estamos só aguardando a autorização do Governo para começar. As outras, sub-17 e sub-15, ainda não iniciamos o conselho técnico”, explicou.
A categoria, de acordo com ele, segue a escala de “prioridades” da federação e da CBF, uma vez que, em um salto, existe maior possibilidade de atletas dos juniores integrarem o profissional, ainda na categoria inferior, realidade um pouco mais distante do juvenil. Além disso, o dirigente reafirmou a possibilidade dos torneios do sub-15 e sub-17 serem cancelados este ano.
“Sub-20 é um desejo da CBF e de todas as federações fazer, porque é fundamental, esses jogadores abastecem o time principal. O sub-15 e o sub-17 pode até não ocorrer, é possível, dependendo da contingência, dependendo das dificuldades. Nossa prioridade hoje é voltar o profissional, fazer a segunda divisão (do Estadual) e sub-20. Isso é uma prioridade da CBF também”, concluiu.
Leia também:
FPF planeja retorno do Estadual para julho
FPF admite que deve cancelar torneios de base em 2020
Pandemia é uma 'ameaça quase existencial' para o futebol feminino
Feminino
Diferentemente do exposto acima, o Estadual na modalidade feminina segue encostado. A realização da competição “depende de data, de financiamento da CBF e de uma série de fatores”, ressaltou Evandro. O desfeito Vitória/Santa Cruz é o atual campeão pernambucano. A parceria entre o clube das Tabocas e o Tricolor do Arruda foi desfeita no início do ano, a equipe, inclusive, era profissionalizada. Este ano, o Vitória disputaria a Série A2 do Campeonato Brasileiro.
Sobre financiamento da entidade máxima do futebol brasileiro à modalidade, vale destacar que no início de abril, a CBF destinou R$ 1,9 milhão às dezesseis equipes que disputam o Brasileiro A1 - 120 mil para cada -, e R$ 50 mil para cada time da Série A2. Sport e Náutico, na segunda divisão, foram incluídos no pleito. Até o momento, não há previsão de um novo socorro à modalidade.