No museu de Pelé em Santos, fãs torcem pela recuperação do rei do futebol
O ex-jogador está internado desde 29 de novembro no Hospital Alberto Einstein, em São Paulo
"É um sentimento de muita tristeza saber da deterioração da saúde do Pelé, mas a gente fica também muito feliz com o legado que ele vai deixar para o Brasil e o mundo", diz Sergio Murillo Junior, durante visita ao museu dedicado a Pelé, em Santos, cidade onde o rei do futebol estreou como profissional e iniciou sua carreira espetacular.
Em uma das salas deste museu, dedicado à trajetória do rei do futebol, este advogado de 53 anos diz à AFP que Pelé é "um exemplo de vida, perseverança e resiliência para todas as gerações".
Edson Arantes do Nascimento, de 82 anos, está internado desde 29 de novembro no Hospital Alberto Einstein, em São Paulo, devido ao avanço de um câncer no cólon.
Lá, ele recebe atendimento para disfunções renais e cardíacas, segundo o último boletim médico, divulgado na quarta-feira passada.
Desde então, não tem sido divulgados novos boletins sobre o estado de saúde do ex-atacante da seleção, tricampeão mundial.
Apenas seus familiares, principalmente duas de suas filhas, Kely e Flávia, têm compartilhado breves informações por meio de publicações nas redes sociais sobre o delicado estado de saúde do pai. Pelé passou o Natal cercado por seus entes queridos, incluindo alguns filhos vindos do exterior.
Leia também
• Santos adiciona coroa em escudo para homenagear Pelé
• Quem são as mães dos filhos de Pelé? Relembre relacionamentos do Rei
• Mais um filho de Pelé chega ao hospital para Natal com a família
Em meio às preocupações com a saúde do ídolo, dezenas de pessoas visitaram nessa terça-feira (27) o acervo que reúne documentos, camisas, chuteiras, bolas e prêmios, no 'berço' da lenda do futebol.
Flores Araujo Hermes, um turista peruano de 82 anos, lembra da primeira vez que viu o craque em ação: "Ele pulou e parou a bola com o peito, dominou no chão e fez um golaço (...) Que lindo!", exclama, ainda encantado com a jogada.
Para ele, Pelé foi "o melhor jogador do mundo". "Fazem comparações, mas acho que ninguém o superou ainda", diz o peruano.
- Momentos "eternos" -
Em uma nova publicação na tarde desta terça-feira no Instagram de Kely Nascimento, uma das filhas de Pelé, o ex-astro aparece sorrindo com alguns de seus filhos, em uma festa de gala: "O tempo voa... momentos felizes! São eternos!", dizia a legenda da imagem.
Fotos publicadas há dias mostram Kely com os irmãos Flávia, Celeste, Edinho e Joshua, além da atual esposa do ex-craque, Márcia Aoki, entre outros familiares presentes no hospital.
As homenagens ao 'Rei' têm se multiplicado com o agravamento de seu estado de saúde.
O Santos, clube que Pelé defendeu por quase toda sua carreira no futebol, pôs uma coroa no topo do escudo da camisa que o time usará na próxima temporada, conforme divulgou em suas redes.
Durante a Copa do Mundo do Catar-2022, Pelé recebeu diversas homenagens, incluindo imagens projetadas em prédios ou formadas por drones, e vários votos de astros do futebol desejando sua recuperação.
Em sua última postagem nas redes sociais no último domingo, ele parabenizou Lionel Messi e a Argentina pelo terceiro título mundial após a vitória sobre a França na final do torneio.
"Certamente Diego está sorrindo agora", escreveu ele em na mensagem, lembrando o falecido craque argentino Diego Armando Maradona.
Comentando a histórica discussão entre torcedores brasileiros e argentinos sobre quem é o melhor, se Pelé ou Maradona, Sergio Murillo Junior afirma: "Pelé realmente é, e sempre será, o grande rei do futebol, sempre será o nosso rei".