Logo Folha de Pernambuco

Sport

No século, Sport sempre ficou com a taça após vencer jogo de ida da final do Pernambucano

No último sábado (30), Rubro-negro derrotou o Náutico por 2x0, nos Aflitos

Sport venceu o Retrô nos dois jogos da final do Campeonato Pernambucano 2023Sport venceu o Retrô nos dois jogos da final do Campeonato Pernambucano 2023 - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O resultado de 2x0 construído no último final de semana(30), nos Aflitos, diante do Náutico, deixou o Sport com uma mão na taça do Campeonato Pernambucano. No próximo sábado (6), o Clássico dos Clássicos ocorre na Arena de Pernambuco, e um dado recente pode deixar o torcedor rubro-negro ainda mais animado. Neste século, sempre que venceu o confronto de ida da decisão estadual, o Leão ficou com a taça. 

De 2001 para cá, o Sport saiu na frente dos adversários nas finais e levantou o troféu no jogo seguinte em quatro oportunidades: 2006, 2014, 2019 e 2023. No recorte, as mais variadas formas para superar as adversidades e celebrar a conquista.

Em 2006, por exemplo, foi na base da emoção. Após derrotar o Santa Cruz por 2x1, no Arruda, o Leão viu o rival superá-lo por 1x0, na Ilha do Retiro, levando o confronto para os pênaltis. Nas cobranças alternadas, porém, o Rubro-negro venceu o Tricolor por 5x4 e comemorou o 35º título à época. 

Roteiro praticamente igual ao de 2019, mas diante de outro adversário. Nos Aflitos, com gol de Ezequiel, o Sport bateu o Náutico por 1x0. Já no confronto de volta, o Timbu conseguiu vencer o rival por 2x1, de virada, na Ilha. Nas penalidades, o Leão foi mais eficaz que o Alvirrubro e ficou com a taça ao fazer 4x3.

Nas outras duas ocasiões em que o clube saiu na frente na final do Pernambucano, o torcedor viveu momentos de menos tensão nos duelos de volta. Contra o próprio Náutico, em 2014, após fazer 2x0 na Ilha do Retiro, o Sport voltou a bater o adversário por 1x0, nos Aflitos, e celebrou a conquista na casa alvirrubra. 

No ano passado, em final inédita contra o Retrô, o Leão abriu vantagem na final ao fazer 2x1 na Arena de Pernambuco, e sacramentou a campanha do 43º título com um 2x0, na Ilha.  

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B
Série B

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B

Newsletter