Nos Aflitos, Náutico e Retrô dão hoje pontapé inicial na final do Pernambucano
Timbu e Fênix entram em campo nesta quinta-feira (21), às 16h30
O primeiro capítulo da final do Campeonato Pernambucano 2022 será escrito durante a tarde desta quinta-feira (21). Neste feriado de Tiradentes, Náutico e Retrô se enfrentam, às 16h30, nos Aflitos, naquela que é a quarta decisão inédita do Estadual neste século. Dono da melhor campanha da primeira fase, a Fênix tentará conquistar a taça pela primeira vez em sua curta história, após vencer o Salgueiro na semifinal. Já o Timbu, campeão em 2021, buscará o bicampeonato depois de 20 anos, além de seu 24º título da competição. Na fase anterior, o Alvirrubro eliminou o Santa Cruz.
Esta será apenas a quarta vez que Náutico e Retrô se enfrentam. O retrospecto, aliás, é de equilíbrio. Na estreia do time de Camaragibe no Estadual, em 2020, placar de 2x2 no palco do encontro de logo mais. Ano passado, entretanto, com gols de Jean Carlos, Kieza, Vinícius e Bryan, o Timbu aplicou uma sonora goleada, na Arena, por 4x1, na caminhada rumo ao título. Já neste ano, pela primeira fase, deu Fênix. A vitória por 2x1 nos Aflitos deu início a uma crise no adversário, com direito a confusão entre torcedores e jogadores do Náutico, além de culminar na saída de Hélio dos Anjos.
Leia também
• Náutico anuncia mais dez mil ingressos vendidos para final do Pernambucano contra o Retrô
• "Pode lotar", diz diretor do Retrô sobre presença de alvirrubros no segundo jogo da final, na Arena
• Náutico favorito? Dirigentes de Timbu e Retrô falam sobre a final do Pernambucano
Para o encontro, a expectativa é de casa cheia nos Aflitos. Até a tarde de quarta-feira, o Náutico informou que 10 mil ingressos haviam sido comercializados para a partida que marcará a estreia do técnico Roberto Fernandes no comando do clube. Anunciado depois da derrota alivrrubra para o Bahia, o treinador teve pouco tempo para dar sua cara ao time e não escondeu estar em "desvantagem" em relação a Dico Woolley. Até por isso, Fernandes não deve realizar tantas mudanças na formação que vinha sendo acionada por Felipe Conceição. As únicas modificações devem ser as entradas do zagueiro Carlão e do atacante Leandro Carvalho.
Do lado visitante, além de vencer o Alvirrubro na temporada, o Retrô também bateu Sport e Santa. Entretanto, apesar dos feitos, a diretoria trata a final perante o Náutico como uma competição a parte. Até encarar o Salgueiro, na semifinal, o líder da primeira fase ficou quase um mês sem entrar em campo. No último final de semana, aproveitou a estreia na Série D para que os jogadores ganhassem ritmo de olho na final.
Mesmo sem esconder que o favoritismo está do lado maior da história, o Azulão se apega ao bom momento para surpreender e faturar o título. Ademais, conta com uma peça chave para ficar com o troféu: Renato Henrique. Revelado pelo Timbu, o camisa 10 é o artilheiro do Estadual com sete gols e vive grande fase.
Ficha técnica
Náutico
Lucas Perri; Hereda, Carlão, Camutanga e Júnior Tavares; Djavan, Rhaldney e Jean Carlos; Ewandro, Leandro Carvalho e Kieza. Técnico: Roberto Fernandes.
Retrô
Jean; Pedro Costa, Renan Dutra, Guilherme PB e Mayk; Charles, Lucas Silva e João Guilherme; Radsley, Gustavo Ermel e Renato Henrique. Técnico: Dico Woolley.
Estádio: Aflitos (Recife/PE)
Horário: 16h30
Árbitro: Diego Fernando
Assistentes: Ricardo Chianca e Marcelino Castro
VAR: Tiago Nascimento
Transmissão: Globo e Premiere.