Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Nos pênaltis, Retrô derrota Santa Cruz e conquista o título do Pernambucano sub-20

Este é o primeiro título estadual da Fênix na categoria

Jogadores do Retrô celebram um dos gols marcados contra o SantaJogadores do Retrô celebram um dos gols marcados contra o Santa - Foto: Rafael Vieira/FPF

O Campeonato Pernambucano sub-20 ganhou um novo campeão na noite desta quarta-feira (9). Após um placar de 2x2 no tempo regulamentar recheado de emoções, o Retrô bateu o Santa Cruz, nos pênaltis, por 5x3, na Arena de Pernambuco, diante de 1.058 torcedores, e ficou com a taça. 

Depois de um primeiro tempo brigado, onde o Retrô era quem mais procurava buscar o gol, a equipe de Camaragibe acabou sendo premiada na reta final. Em boa jogada individual pela direita, Thalysson ganhou na velocidade da marcação e cruzou. Livre, Ericsson se jogou para fazer 1x0 para a Fênix. 

Na etapa final, com a necessidade do resultado, o Santa passou a incomodar o setor defensivo adversário e não demorou para igualar o marcador. Aos oito, pela esquerda, o meia Felipe gingou para cima da marcação e jogou na área para Dayvid, que subiu mais que o zagueiro para cabecear para o fundo das redes. 

Aos 21 minutos, João Rocha falhou na marcação, puxou Gabriel Cardoso dentro da área e foi expulso, após o árbitro assinalar pênalti para o Santa. Na cobrança, o camisa 9 deslocou o goleiro David para virar para a Cobra Coral. 

Mesmo com um a menos, o Retrô chegou ao empate, graças a um erro da zaga adversária. Após saída de bola errada aos 38 minutos, Matheus Bambu recebeu livre e tocou na saída de Thiago Henrique para levar o duelo para os pênaltis. 

Nas cobranças alternadas, Matheus Ferreira desperdiçou pelo lado do Santa, enquanto todos os escolhidos pelo lado da Fênix converteram suas cobranças para dar o título ao time de Camaragibe. 

Após bater na trave em 2020 e 2021, ocasiões que foi vice para o Náutico, o Retrô se iguala ao América e ao Íbis com a conquista deste ano. O Santa Cruz, por sua vez, acumula 20 anos de jejum, e estacionou nos 28 títulos. Apenas o Sport, com 34 taças, tem mais. Náutico (19) e Porto (4), são outros times que já foram campeões da competição. 

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025
Santa Cruz

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025

Newsletter