Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Nos pênaltis, Retrô derrota Santa Cruz e conquista o título do Pernambucano sub-20

Este é o primeiro título estadual da Fênix na categoria

Jogadores do Retrô celebram um dos gols marcados contra o SantaJogadores do Retrô celebram um dos gols marcados contra o Santa - Foto: Rafael Vieira/FPF

O Campeonato Pernambucano sub-20 ganhou um novo campeão na noite desta quarta-feira (9). Após um placar de 2x2 no tempo regulamentar recheado de emoções, o Retrô bateu o Santa Cruz, nos pênaltis, por 5x3, na Arena de Pernambuco, diante de 1.058 torcedores, e ficou com a taça. 

Depois de um primeiro tempo brigado, onde o Retrô era quem mais procurava buscar o gol, a equipe de Camaragibe acabou sendo premiada na reta final. Em boa jogada individual pela direita, Thalysson ganhou na velocidade da marcação e cruzou. Livre, Ericsson se jogou para fazer 1x0 para a Fênix. 

Na etapa final, com a necessidade do resultado, o Santa passou a incomodar o setor defensivo adversário e não demorou para igualar o marcador. Aos oito, pela esquerda, o meia Felipe gingou para cima da marcação e jogou na área para Dayvid, que subiu mais que o zagueiro para cabecear para o fundo das redes. 

Aos 21 minutos, João Rocha falhou na marcação, puxou Gabriel Cardoso dentro da área e foi expulso, após o árbitro assinalar pênalti para o Santa. Na cobrança, o camisa 9 deslocou o goleiro David para virar para a Cobra Coral. 

Mesmo com um a menos, o Retrô chegou ao empate, graças a um erro da zaga adversária. Após saída de bola errada aos 38 minutos, Matheus Bambu recebeu livre e tocou na saída de Thiago Henrique para levar o duelo para os pênaltis. 

Nas cobranças alternadas, Matheus Ferreira desperdiçou pelo lado do Santa, enquanto todos os escolhidos pelo lado da Fênix converteram suas cobranças para dar o título ao time de Camaragibe. 

Após bater na trave em 2020 e 2021, ocasiões que foi vice para o Náutico, o Retrô se iguala ao América e ao Íbis com a conquista deste ano. O Santa Cruz, por sua vez, acumula 20 anos de jejum, e estacionou nos 28 títulos. Apenas o Sport, com 34 taças, tem mais. Náutico (19) e Porto (4), são outros times que já foram campeões da competição. 

Veja também

Newsletter