Logo Folha de Pernambuco

Série A

Nove clubes denunciam Sport ao STJD por escalação irregular de Pedro Henrique

Clube se manifestou por meio de nota, afirmando que as normas do campeonato foram "plenamente cumpridas"

Pedro Henrique, zagueiro do SportPedro Henrique, zagueiro do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Leia também

• Com chance de sair da zona de rebaixamento, Sport recebe Corinthians na Arena

• Novo vice de futebol, Augusto Carreras tem primeiro contato com elenco do Sport

• Zé Welison revela felicidade após primeiro gol pelo Sport e projeta partida contra o Corinthians

Mais uma dor de cabeça para o torcedor rubro-negro. Após a revelação de que o zagueiro Pedro Henrique disputou partidas de forma irregular pelo Leão, após ser contratado junto ao Internacional, nove clubes da Série A denunciaram o ocorrido ao STJD, em ação conjunta, na noite desta sexta-feira (8). Em nota, o Sport se defendeu e afirmou que as normas do campeonato foram "plenamente cumpridas" e que tem "plena confiança na Justiça Desportiva". 

A ação conjunta foi assinada por América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Grêmio, Juventude e Santos, sendo encaminhada à Procuradoria Geral do STJD, responsável pela análise e andamento do processo. 

Relembre o caso

Contratado por empréstimo junto ao Internacional em agosto, o zagueiro Pedro Henrique disputou quatro partidas com a camisa rubro-negra, mas segundo a denúncia ao STJD, o atleta não poderia ter sido inscrito pelo Sport, por ter disputado sete jogos pelo Colorado, o que teria extrapolado o limite de seis partidas estabelecido pela CBF, segundo o Regulamento Geral de Competições. 


Em campo pelo Inter, Pedro Henrique atuou apenas cinco vezes. O argumento das equipes se baseia no fato do zagueiro ter tomado dois cartões amarelos, no banco de reservas, o que configuraria duas presenças em campo na súmula, chegando assim a sete partidas disputadas. 

A dúvida, no entanto, se dá com o Regulamento Específico de Competições, que diz que a presença do jogador só é levada em conta se a entrada em campo for consolidada. Com isso, os cartões no banco não configurariam disputa de jogo, mesmo registrado em súmula. 

Caso o STJD prossiga com a investigação e venha a punir o Sport, o clube sofreria a perda de 17 pontos. 15 dos 17 pontos seriam referentes às cinco partidas em que foi utilizado, além dos resultados conquistados pelo Sport com ele em campo, os empates contra Athletico-PR e Chapecoense.

Veja também

Newsletter