Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Nove vitórias em 19 jogos: cálculos para o Náutico escapar do rebaixamento à Série C

De acordo com o site "Chances de Gol", quem fizer 45 pontos tem 97% de probabilidade de escapar da queda. Com 18 pontos, Timbu precisaria de mais 27 para atingir marca

Náutico está na zona de rebaixamento da Série BNáutico está na zona de rebaixamento da Série B - Foto: Tiago Caldas/CNC

Com a derrota por 1x0 para a Ponte Preta, na última quarta (20), no Moisés Lucarelli, pela Série B do Campeonato Brasileiro, sob os olhares do novo técnico do clube, Elano, o Náutico se afundou ainda mais na zona de rebaixamento. O Timbu fechou o primeiro turno na 18ª posição, com 18 pontos. Para escapar da degola, os pernambucanos precisarão de um aproveitamento digno de um time que brigará pelo acesso: nove vitórias em 19 partidas.

De acordo com o site “Chances de Gol”, o clube que chegar aos 45 pontos terá 97% de probabilidade de evitar a queda. Com 18, faltam então 27 para o Náutico. Em tese, significa vencer pelo menos nove vezes até o fim da Série B, atingindo assim um aproveitamento de 47,3% - números que hoje são iguais ao desempenho do Sport, atual sexto colocado.

45 é a meta

Desde que foi adotado o atual modelo de disputa, em 2006, com 20 clubes e em pontos corridos, apenas três equipes foram rebaixadas com 45 pontos. Em 2007, o Paulista atingiu a marca e ficou em 17º. O Ceará, 16º, terminou com 50. Em 2010, o Brasiliense fez 46, mas caiu à Série C por empatar com o Vila Nova na pontuação, mas levar a pior no critério de vitórias. Em 2011, o Icasa foi rebaixado com 47 pontos, um a menos que o ASA, em 16º e primeiro fora do Z4. 

Em 2020, o Náutico conseguiu evitar o rebaixamento ao somar 44 pontos. O Timbu foi o 16º, uma posição acima da zona, que tinha o Figueirense, com 39, abrindo a lista de clubes que caíram à Série C.

No segundo turno, o Náutico terá nove jogos como mandante. Os adversários serão Londrina, CRB, Vila Nova, Ituano, Brusque, Sampaio Corrêa, Tombense, Grêmio e Ponte Preta. Como visitante, enfrenta Bahia, Operário/PR, Guarani, Cruzeiro, CSA, Vasco, Sport, Criciúma, Novorizontino e Chapecoense. Segundo o “Chances de Gol”, o Timbu tem atualmente 66,1% de probabilidade de ser rebaixado. 

Todos com a Nota

O próximo jogo do Náutico é sábado (23), contra o Londrina, nos Aflitos. Partida que marcará o retorno do Todos com a Nota, programa que permite a troca de notas fiscais em ingressos para partidas de futebol em Pernambuco. O Timbu terá uma cota de seis mil bilhetes por compromisso, ganhando R$ 30 por cada ticket, podendo faturar até R$ 180 mil por duelo com o projeto.

Veja também

Newsletter