Futebol

Novo capitão da Seleção, Danilo garante "exercer muito bem o papel"

Lateral vestirá a braçadeira na Copa América e quer entrar para a seleta lista dos que levantaram a taça de campeão do mundo

Danilo, capitão da SeleçãoDanilo, capitão da Seleção - Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Orlando/FL - Ser capitão da seleção mais importante do planeta não é uma tarefa fácil para qualquer um. Além da pressão e da alta cobrança por parte da torcida, é preciso ter nas mãos a responsabilidade de liderar e orientar jovens talentos, sem contar nas muitas estrelas do elenco.

O escolhido

O técnico Dorival Júnior já tem o seu escolhido para o carregar a braçadeira. Com a lista de convocados oficializada junto à Conmebol, o lateral-direito Danilo, de 32 anos, um dos mais experientes deste elenco, será o capitão da Seleção Brasileira na Copa América, nos Estados Unidos. Missão esta para a qual o atleta, que tem 57 jogos com a camisa Canarinho, garante estar pronto. 

“Eu entendo o meu papel dentro deste grupo e acho que é uma função que me cabe bem, entendo esta responsabilidade”, disse. Formado pelo América-MG e com passagens pelo Santos, Real Madrid e Manchester City, o atual lateral-direito da Juventus já vinha desempenhando um papel de líder na amarelinha, ao lado do também veterano Alisson.

“Cada um que assuma a sua responsabilidade e é muito importante que a gente não olhe para o lado. Que a gente faça as cobranças necessárias. Eu, como capitão, exerço muito bem este papel. Tenho total confiança naquilo que eu posso aportar para a equipe nesta função e a gente está muito bem assim”, concluiu o atleta.

De olho na história

Apesar de exigir muito, o capitão também pode ter o privilégio que somente cinco pessoas tiveram em 110 anos de história da Canarinha: o de ser eternizado junto com a taça de campeão do mundo. 

Danilo pode entrar para a seleta lista que, hoje, conta com o os zagueiros Bellini, em 1958; Mauro, em 1962; o lateral-direito Carlos Alberto Torres, o Capita, no tri em 70; além do volante Dunga, em 94; e, mais recentemente, Cafu, lateral-direito, em 2002.

Com a braçadeira e em campo, o novo capitão será avaliado não apenas pelo técnico e sua comissão, mas, sobretudo, pelos mais de 200 milhões de torcedores.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter