Logo Folha de Pernambuco

FUTEBOL INTERNACIONAL

Novo CT da seleção argentina recebe nome de Lionel Messi

Ídolo foi homenageado meses após a conquista da Copa do Mundo

Messi é homeageado na ArgentinaMessi é homeageado na Argentina - Foto: Maximiliano Jonas/AFP

A Associação Argentina de Futebol (AFA) renomeou neste sábado o complexo esportivo da seleção nacional localizado em Ezeiza (50 quilômetros ao sul de Buenos Aires) como "Lionel Andrés Messi", em uma homenagem que contou com a presença do craque e capitão da atual campeã mundial.

A mudança de nome do CT onde todos os jogadores convocados treinam e se concentram foi realizada em ato neste sábado dentro do novo complexo que está em construção, e que substitui Julio Grondona, ex-presidente da AFA e ex-vice-presidente da Fifa, que idealizou essa construção e morreu em 2014.

O encontro contou com a presença dos capitães dos clubes da primeira divisão, jogadores, dirigentes e ex-companheiros de Messi, entre eles Sergio "Chiquito" Romero, Javier Mascherano, Fernando Gago, Mariano Andújar e Marcos Rojo, companheiros do astro na seleção argentina vice-campeã na Copa do Mundo do Brasil-2014.

Messi, de 35 anos, descobriu a pedra fundamental juntamente com o presidente da AFA, Claudio Tapia, com uma placa onde se lê "Conjunto Desportivo Ezeiza Lionel Andrés Messi, nome instituído pelo honorável Conselho Executivo da AFA ao símbolo e prodígio admirável da Seleção Argentina".

O complexo esportivo de 48 hectares está localizado na rodovia Ricchieri, a poucos metros do aeroporto internacional de Ezeiza.
 

"Sou daqueles que pensam que as homenagens têm de ser feitas em vida. Isto é muito especial para mim pelo que este complexo significa. Venho a este CT há quase 20 anos e desde o primeiro dia que entrei senti uma energia muito especial. É um lugar sensacional. Quero agradecer por este reconhecimento", disse Messi em um breve discurso diante dos presentes.

"Passei momentos muito difíceis, muito ruins com a seleção, mas sempre que vim para cá senti uma felicidade. É muito especial que depois de tanto tempo leve meu nome", acrescentou o craque, que na quinta-feira marcou, de falta, o 800º gol de sua carreira profissional e o 99º com a camisa 'albiceleste' em um amistoso contra o Panamá (2-0).

O astro da cidade de Rosário detém boa parte dos recordes com a camisa argentina, já que é o maior artilheiro da história (99), o jogador com mais partidas disputadas (173 partidas oficiais), foi campeão mundial no Catar-2022, campeão mundial sub-20 na Holanda-2005, campeão da Copa América Brasil-2021 e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Após o evento, o elenco da seleção argentina iniciou o último treino da semana para o amistoso de terça-feira contra Curaçao, em Santiago del Estero (norte), mas antes da segunda-feira seguirá para o Paraguai, onde a Conmebol os homenageará antes da cerimônia de gala que será realizado o sorteio dos grupos da Copa Libertadores e da Sul-Americana 2023.

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025
Santa Cruz

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025

Newsletter