Sul-Americana

Novo estádio da final da Sul-Americana não pode receber jogos das semifinais

Capacidade do Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado, tem capacidade inferior ao mínimo estabelecido para os jogos da fase anterior à decisão

Estádio Domingo Burgueño Miguel, na cidade de MaldonadoEstádio Domingo Burgueño Miguel, na cidade de Maldonado - Foto: Reprodução

A decisão da Conmebol de alterar o estádio da decisão da Sul-Americana, a menos de dois meses da partida, surpreendeu nesta manhã da sexta-feira (15). A escolha do novo palco da final, o Estádio Domingo Burgueño Miguel, na cidade de Maldonado, tem capacidade para apenas 25 mil torcedores — metade do máximo de público do Centenário, estádio que havia sido anunciado anteriormente. De acordo com o regulamento da Conmebol, a nova sede da decisão não poderia ser escolhida para a semifinal. 

O regulamento da Sul-Americana prevê a capacidade mínima dos estádios para cada fase da competição. Na fase preliminar, o público mínimo foi estabelecido em 7.500, e os números aumentam para 10 mil (fase de grupos), 20 mil (play-offs das oitavas, oitavas e quartas de final), e 30 mil para as semifinais. Assim, o Domingo Burgueño Miguel tem 16.7% a menos da capacidade mínima exigida para os confrontos da fase anterior à decisão.

O regulamento indica a possibilidade de mudança de estádio, se este for requerido pelo clube local. "Além disso —em situações excepcionalíssimas— a CONMEBOL poderá avaliar a disputa de uma partida em um estádio com capacidade diferente do mínimo exigido para cada fase do torneio, com prévia solicitação formal do clube local, dentro dos prazos estabelecidos no ponto 4.2.1.1 deste manual. A mudança de cenário será contemplada unicamente para os casos em que o cenário cumpra com todo o resto dos pontos estabelecidos neste manual e sempre sujeito à avaliação final da CONMEBOL."

Entenda a decisão

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou, nesta sexta-feira, uma alteração na sede da final da Copa Sul-Americana. O confronto que será disputado daqui a 43 dias, no dia 28 de outubro, saiu de Montevidéu, do Uruguai, e vai ser realizado no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, cidade próxima a Punta del Este.

O primeiro local tinha sido definido em março deste ano — na ocasião, a Conmebol anunciou que a final seria em Montevidéu, no Uruguai, em um estádio a ser definido. Agora, seis meses depois, a entidade alterou o local da decisão com receio da final ficar com alguns assentos vazios. Por isso a partida será disputada em um estádio com menor capacidade.

Os finalistas da Sul-Americana ainda não estão definidos, já que Corinthians, Fortaleza, Defensa y Justicia e LDU, semifinalistas da competição, começarão a disputar uma vaga na decisão apenas na semana que vem.

Segundo a reportagem do GLOBO, o impasse sobre o tamanhos do estádio em Montevidéu seria o principal motivo para a alteração. O Centenário, casa do Nacional, que suporta 60 mil pessoas é considerado muito grande, e custosos, mesmo com a possibilidade de o Corinthians estar na decisão e levar uma multidão ao Uruguai.

Para evitar uma final com muitos assentos vazios, e que poderia haver prejuízo, além de menor visibilidade aos patrocinadores, a partida decisiva da competição será realizada no estádio do Deportivo Maldonado, que tem capacidade para pouco mais de 25 mil pessoas, ou seja, menos da metade do local anterior.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter