Novo time pernambucano, o Santa Fé Futebol Clube une jovens talentos e ação social
Clube será inaugurado nesta quinta (28), e disputará Série A2 do Campeonato Pernambucano
Pernambuco ganha mais um clube de futebol. Unindo esporte e ação social, o Santa Fé será inaugurado nesta quinta-feira (28), no Salão Nobre da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). O clube foi fundado em 2021, a partir do Projeto Social Jogo Pela Vida, desenvolvido pelo advogado Josiel Crispim da Cruz e ex-jogador de futebol Palhinha.
Com uma proposta ousada e inovadora, o Santa Fé Futebol Clube pretende formar equipes exclusivamente com atletas oriundos de projetos sociais, futebol de várzea, escolinhas sociais de futebol e movimentos comunitários atuantes em periferias e comunidades carentes, que quase nunca possuem estrutura financeira e familiar para alcançar seus sonhos.
Leia também
• Palhinha, idealizador do clube Santa Fé, no Que Golaço! #22
• Torcedores de Náutico e Retrô falam sobre expectativa para o jogo da volta da final do Pernambucano
• Retrô segura pressão, vence Náutico e larga na frente na decisão do Pernambucano
O objetivo, portanto, é se tornar um clube formador, revelando novos talentos, valorizando o futebol de base e profissionalizando jovens atletas no futebol masculino e feminino regional, promovendo acesso a treinamento técnico especializado, inclusão social e cidadania.
No Santa Fé, o caminho até o profissionalismo acontece por meio de um processo seletivo. As crianças e adolescentes de 8 a 17 anos engajadas nos projetos e programas sociais ligados ao clube são acompanhadas e preparadas por uma equipe multidisciplinar que capacita, avalia e monitora permanentemente o desenvolvimento técnico, físico, psicológico e social dos atletas, sempre em estreita harmonia com os princípios e diretrizes da legislação brasileira relacionada à criança e ao adolescente.
Em 2022 o Santa Fé disputará a Série A2 do Campeonato Pernambucano. Apesar de estar sediado em Recife, mandará seus jogos da Série A2 em Olinda, no repaginado Estádio Grito da República, com apoio da Prefeitura Municipal de Olinda.