Futebol

O presente de Natal que os clubes pernambucanos desejam

Náutico e Sport querem evitar rebaixamentos, enquanto Santa e Salgueiro sonham com acessos

Uns querem subir, outros só não querem cairUns querem subir, outros só não querem cair - Foto: Arte

O Natal chegou e, com ele, as “cartinhas” de quem tentou se comportar bem em 2020. A Folha de Pernambuco tentou imaginar quais os pedidos de cada representante do Trio de Ferro da Capital e do único sobrevivente do interior em competições nacionais, o Salgueiro. Metas diferentes, mas o mesmo sonho de ver o Papai Noel realizando os desejos para 2021.

Náutico

Se a pergunta de qual desejo o torcedor alvirrubro esperava ver realizado fosse feita há alguns meses, a resposta seria o acesso à Série B. A realidade, porém, é mais complicada. O Náutico não tem mais chances de subir de divisão. Restou, então, apelar para o único pedido possível: a fuga do rebaixamento. Faltando sete rodadas para o fim, o cálculo mais difundido aponta que seria necessário chegar aos 45 pontos, média que na maioria das edições da Segundona evitou a queda. O Timbu reagiu bem na competição e, após cinco partidas sem derrotas, deixou o Z4, pulando para a 16 posição, com 35 pontos.

Santa Cruz

Sair da Série C. Eis o desejo dos tricolores, desde o ano passado. Em 2020, o clube se comportou bem na primeira fase, terminando com uma liderança folgada.  Agora está no momento decisivo do torneio, no quadrangular final, ao lado de Brusque/SC, Vila Nova/GO e Ituano/SP. Para subir, basta terminar entre as duas primeiras posições da chave - a Cobra Coral está atualmente em quarto, com um ponto, após duas rodadas. Caso consiga o objetivo, pode pintar um bônus de Natal: o título da competição, já conquistada pelos pernambucanos na edição de 2013.

Sport

Após um início de temporada marcado por eliminações precoces, no Sport a missão é permanecer na elite do futebol brasileiro. Com a chegada de Jair Ventura na sexta rodada da Série A, o Leão até emendou uma reação, chegando a ficar entre os seis melhores do certame. Porém, a produtividade caiu e, agora, a briga contra a queda parece que vai deixar os torcedores apreensivos até o final da competição. Faltando 12 rodadas para o término do Nacional, o time da Praça da Bandeira ocupa a 15ª colocação, com 29 pontos, um a mais que o Vasco, primeiro clube a figurar na zona da degola, em 17º.

Salgueiro

Atual campeão pernambucano de 2020, o Salgueiro até poderia falar que já foi bem agraciado no ano. Mas já que a maré está boa, não custa fazer mais um pedido. Para tornar a temporada ainda mais histórica, o Carcará quer um acesso. Para isso, o clube precisa seguir vivo no torneio, eliminando o Altos/PI, nas oitavas de final da Série D. O primeiro jogo, no Cornélio de Barros, terminou 1x1. O duelo da volta será domingo, no estádio Felipão. Passando de etapa, os sertanejos vão para as quartas de final, último obstáculo para o acesso à Série C. A partir das semifinais, os quatro melhores, já garantidos na divisão acima, lutarão pelo título.

Veja também

Verstappen é punido por usar palavrão em entrevista coletiva
FÓRMULA 1

Verstappen é punido por usar palavrão em entrevista coletiva

Ancelotti vê Endrick como titular do Real em futuro próximo: 'Fala pouco e trabalha muito'
FUTEBOL

Ancelotti vê Endrick como titular do Real em futuro próximo: 'Fala pouco e trabalha muito'

Newsletter