O que acontecerá agora com Cristiano Ronaldo?
Se por um lado, reina um clima festivo no futebol italiano devido ao triunfo do Napoli na Copa da Itália, nos pênaltis, por outro, as tensões internas na Juventus foram despertadas com a derrota na final, depois de um tempo de relativa calma.
O cenário mudou desde quarta-feira passada no estádio da Juventus, onde agora prevalece a incerteza sobre o futuro de Cristiano Ronaldo e o treinador Mauricio Sarri.
A final da Copa Itália foi disputada em um contexto carregado de emoção. Na Betway a favorita era a Juventus, mas o desfecho trouxe a alegria para o sul da Itália e a fanática torcida do Napoli, que agora tem o treinador Genaro Gattuso, jogador histórico do Milan, como novo ídolo.
Já no norte da Itália, para uma equipe acostumada a dominar o futebol nacional, essa derrota não passará em branco. O que acontecerá agora com Cristiano Ronaldo? Ele continuará com o clube?
Retorno com tropeços
O regresso de Cristiano Ronaldo aos campos não foi o que todos esperavam. Muitos rumores circularam pelos corredores do clube, o mais notório foi que CR7 tem diferenças com o treinador.
Especula-se que o atacante português não está de acordo com as táticas de jogo propostas pelo treinador italiano, Mauricio Sarri, e que não está feliz na posição de centro-avante na equipe. No jogo semifinal contra o Milan, o astro português jogou pelo lado esquerdo, onde se sente bem. Outro detalhe evidente ao longo de sua trajetória é que é a primeira vez que o artilheiro perde duas finais consecutivas, a final da Super Copa e recentemente a Copa da Itália.
Seguir, ou não, na Juventus de Turim? Os jornais esportivos Gazzetta dello Sport e Calciomercato comentaram que o cinco vezes vencedor da Bola de Ouro estabeleceu algumas condições para continuar jogando na Vecchia Signora.
Uma das condições foi ganhar um título com os ˈbianconerisˈ para continuar a defender o clube italiano. Embora o seu contrato se estenda até junho de 2022, Ronaldo avalia a possibilidade de deixar o clube italiano.
Atualmente o time ocupa o primeiro lugar da Série A, uma competição na qual conseguiu ser campeão em oito edições consecutivas desde a temporada 2011-12.
A Juventus espera consagrar-se campeã também na Champions League. Neste momento está disputando as oitavas de final e tem no torneio continental uma grande espinha entalada no pescoço. O time não vence desde o fim dos anos 90 e desde lá perdeu três finais. Uma delas para o Real Madrid do atacante português. A chegada de Ronaldo à Itália teve como objetivo claro a conquista da Europa. Se será com o treinador Mauricio Sarri, veremos.
O time é um dos favoritos para a conquista da Champions em 2020, seja na Betway, ou em outras casas. Isso mostra a força do clube e de Ronaldo, já que o momento não é bom.
Se depender da família, Sarri e os colegas de elenco não vão receber muita aprovação. A irmã de Ronaldo pronunciou-se de forma direta nas redes sociais ao finalizar o jogo: "O que mais você pode fazer? Isto é tudo. Meu amor, você sozinho não pode fazer milagres. Não posso entender como se pode jogar assim. Enfim, cabeça erguida, mais não pode fazer, meu rei".
Cristiano Ronaldo não tem medo de mudar de clube. Desde que começou sua carreira no Sporting ele passou pelo Manchester United, Real Madrid e agora está na Juventus. Pretendentes também não irão faltar. A disputa da Champions terá peso enorme nessa decisão.