Olimpíadas 2024: Beatriz Souza vence israelense no judô e leva primeiro ouro do Brasil em Paris
Brasileira pontuou melhor e venceu após o fim do tempo regulamentar
Demorou, mas veio! Beatriz Souza venceu a israelense Raz Hershko, número 2 do mundo, na final da categoria até 78 kg do judô, e faturou a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 até aqui.
Leia também
• Olimpíadas 2024: boxeadora taiwanesa envolvida em polêmica de gênero vence 1ª luta Paris
• Olimpíadas 2024: Beatriz Souza vence francesa e avança à final da categoria até 78 kg do judô
• Olimpíadas 2024: Brasil se recupera, vence Egito no vôlei masculino e avança às quartas de final
A brasileira começou muito bem na luta, e logo conseguiu um ponto após um Waza-ari - projetar a adversária ao chão pela lateral do corpo. O confronto seguiu acirrado a partir daí, e ambas sofreram punições por evitar pegada.
O tempo regulamentar foi finalizado com a brasileira a frente do placar, e a medalha veio - a terceira do judô até aqui na competição, ao lado da prata de Willian Lima e do bronze de Larissa Pimenta. São 27 medalhas brasileiras na história da modalidade.
É OURO, É OURO, É OURO PARA O BRASIL!!!
— Time Brasil (@timebrasil) August 2, 2024
A primeira medalha dourada do #TimeBrasil em #Paris2024 é dela: BEATRIZ SOUZA! A paulista de 26 anos escreve mais um capítulo histórico para o judô brasileiro na sua estreia em #JogosOlímpicos!
Parabéns, Bia! Você é CAMPEÃ olímpica!… pic.twitter.com/OrSwrHHTs0
A brasileira número 5 do mundo entrou direto nas oitavas de final e venceu a nicaraguense Izayana Marenco por ippon, a sul-coreana Kim Hayun por waza-ari, com direito a revisão no vídeo já no golden score.
Por último, veio a francesa Romane Dicko, atual número um do mundo, medalha de bronze nos Jogos de Tóquio em 2021 e algoz de Beatriz na final do Mundial da categoria disputado em 2022 em Tashkent (Uzbequistão). Ainda assim, a brasileira bateu a adversário com um ippon por imobilização, e se classificou para a decisão.