Olimpíadas

Olimpíadas: conheça Mijain López, cubano que pode atingir feito histórico em Paris

Mijain já possui quatro medalhas de ouro olímpicas, conquistadas todas em edições diferentes

Em 2024, Mijain López pode atingir feito inédito entre todos os atletas olímpicos Em 2024, Mijain López pode atingir feito inédito entre todos os atletas olímpicos  - Foto: Reprodução/COI

O lutador de wrestling Mijain Lopez pode atingir feito histórico nas Olimpíadas de Paris. O cubano, que atua no estilo greco-romano, pode se tornar o primeiro da história a conquistar medalhas de ouro em cinco edições diferentes. Aos 41 anos, essa será a sua última competição profissional. 

Atualmente são seis atletas na história do esporte que compartilham o recorde de conquista de quatro medalhas de ouro na mesma prova individual nos Jogos Olímpicos em edições diferentes: o nadador norte-americano Michael Phelps; seus compatriotas do atletismo Carl Lewis e Al Oerter; Paul Elvstrom, da Dinamarca, na vela; O lutador japonês Icho Kaori e o lutador greco-romano de Cuba, Mijain Lopez.

 

Nascido em Pinar del Rio, pequeno município a oeste da ilha de Cuba, López começou a lutar quando tinha dez anos. O atleta fez sucesso desde a época das categorias de base e chegou à sua primeira competição profissional em 2002.

Entre os anos de 2004 e 2012, López ficou de fora dos três primeiros lugares em apenas uma oportunidade. Na sua estreia em Jogos Olímpicos, em 2004, em Atenas, há 20 anos.

Portanto, Paris será a sua sexta participação olímpica. O lutador venceu as edições de 2008, 2012, 2016 e 2021, todas foram na categoria mais pesada, hoje, com atletas até 130kg. 

Mijain luta na modalidade greco-romana, onde os atletas só podem usar os braços e o tronco para atacar e se defender. Junto aos soviéticos Alexandr Karelin e Aleksandr Kolchinskyi, é considerado como um dos melhores de todos os tempos na sua modalidade.
 

 

 

Veja também

Botafogo e São Paulo ficam no empate, no Rio, pelas quartas da Libertadores
Libertadores

Botafogo e São Paulo ficam no empate, no Rio, pelas quartas da Libertadores

Técnico do Sport sai em defesa de Coutinho após pênalti perdido: "não vamos apontar o dedo"
Sport

Técnico do Sport sai em defesa de Coutinho após pênalti perdido: "não vamos apontar o dedo"

Newsletter