Jogos Olímpicos de Paris

Saiba quem são os seis atletas que vão representar a Palestina nas Olimpíadas de Paris

País estará representado no judô, natação, taekwondo, boxe e tiro

Atletas vão representar o país na competição Atletas vão representar o país na competição  - Foto: Reprodução/Redes sociais

Seis atletas, incluindo uma mulher, foram selecionados para representar a Palestina nas Olimpíadas de Paris, revelou o Comitê Olímpico Palestino, nesta segunda-feira.

Os palestinos competirão em boxe, judô, natação, tiro e taekwondo. Segundo a instituição, ainda há uma remota possibilidade de um sétimo ser adicionado, para competir no atletismo. As Olimpíadas começam em 24 de julho.

Nos Jogos de Tóquio, a Palestina enviou cinco atletas para natação, atletismo, levantamento de peso e judô. Salvo lesões, o Comitê terá mais atletas em Paris, apesar da guerra entre Israel e o Hamas, que interrompeu o movimento esportivo no país desde outubro passado. Apenas 26 atletas representaram a Palestina na história das Olimpíadas.

 

Apenas um atleta palestino — o lutador de taekwondo Omar Ismail — se classificou diretamente para Paris. O Comitê afirma que os demais competirão sob um sistema de "wild card", como parte das vagas de cota de universalidade. Apoiado pelo Comitê Olímpico Internacional, ele permite que atletas que representam nações com menos investimento em esporte participem, mesmo que não atendam aos critérios esportivos.

De acordo com o Arab News, as autoridades palestinas afirmam que cerca de 300 atletas, árbitros, treinadores e pessoas relacionadas ao esporte morreram desde o início da guerra. Entre eles, estava o corredor de longa distância Majed Abu Maraheel, o primeiro palestino a competir nas Olimpíadas de Atlanta em 1996. Ele morreu de insuficiência renal após não receber tratamento em Gaza e ser impedido de ser evacuado para o Egito.

A entidade também afirma que grande parte da infraestrutura esportiva, clubes e instituições palestinas foram destruídas, e os atletas de Gaza foram forçados a sair da região para treinar.

Saiba quem são:

Omar Ismail: três vezes campeão árabe, vice-campeão asiático e duas vezes bronze no mundial, atleta vai representar o país no taekwondo;

Jorge Antonio Salhe: o atleta de 49 anos vai representar o país no tiro;

Yazan al Bawwab: nadador que já esteve em Tóquio 2020;

Valerie Tarazi: nadadora que também é embaixadora das Olimpíadas da Juventude;

Fares Badawi: atleta que vai representar o país no judô;

Wasim Abusal: vai lutar pelo país no boxe.

Veja também

Sport: Ao lado do presidente Yuri Romão, Pepa conhece a Ilha do Retiro
Sport

Sport: Ao lado do presidente Yuri Romão, Pepa conhece a Ilha do Retiro

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024
FUTEBOL

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024

Newsletter