justiça

Onde Robinho deve cumprir a pena? Tremembé, "presídio dos famosos", é opção

Local e momento de detenção serão decididos por juiz de Santos

RobinhoRobinho - Foto: MacNicol/AFP/Getty Images

Ao determinar que o ex-jogador Robinho deve cumprir no Brasil a pena de nove anos de prisão a qual foi condenado na Itália, por estupro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) também decidiu que caberá à subseção de Santos da Justiça Federal de São Paulo determinar o cumprimento da pena. Isso significa que caberá a um juiz da primeira instância expedir o mandado de prisão e determinar em que local Robinho ficará detido.

No julgamento desta quarta-feira, o STJ considerou que a decisão da justiça da Itália que condenou Robinho deve ser aplicada no Brasil. Os ministros ainda estabeleceram que o cumprimento é imediato e que eventuais recursos, ao próprio STJ ou ao Supremo Tribunal Federal (STF), não terão efeito suspensivo. Ou seja, Robinho poderá recorrer, mas da prisão.

— Oficie-se com urgência ao juízo federal da subseção judiciária de Santos, São Paulo, para que dê imediato cumprimento à sentença ora homologada — afirmou o relator, Francisco Falcão, em seu voto, que foi seguido pela maioria.

O estado de São Paulo tem 96 penitenciárias. Uma das famosas é que fica na cidade de Tremembé, que ganhou notoriedade por receber detentos envolvidos em crimes de grande repercussão. Estão ou já estiveram detidos lá, por exemplo, Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos e Roger Abdelmassih, entre outros.

A maioria dos presos da unidade, que tem capacidade para 408 detentos, possui ensino médio ou nível superior completo. Por ter menos presos e não receber pessoas ligadas a facções criminosas, é considerada uma prisão mais controlada.
 

Após a sessão, o advogado de Robinho, José Eduardo Alckmin, afirmou que o caso ainda precisa ser distribuído para um juiz de Santos, e que isso não deve ocorrer ainda nesta quarta devido ao julgamento ter terminado já de noite. De acordo com Alckmin, no entanto, a prisão não deve demorar, podendo ocorrer em questão de "dias" ou até de "horas".

— Será mandado para a Justiça Federal de Santos, vai distribuir a um dos juízes lá e esse juiz vai ter essa carta de ordem que vai executar (a ordem de prisão) — afirmou, acrescentando depois: — Não (dá para saber quando a prisão vai ocorrer). Mas não é demorado. Pode ser (questão) de dias, pode ser até de horas. Mas acredito que não.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter