ESPORTES

Ônibus com corredores do Recife parte rumo a São Paulo para 98ª edição da Corrida de São Silvestre

Ao todo, 46 pessoas beneficiadas pelo programa Recife Corre, da Prefeitura do Recife, fazem a viagem gratuitamente

Corredores partiram do Recife para competir na São SilvestreCorredores partiram do Recife para competir na São Silvestre - Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

Um ônibus com 46 corredores do Recife partiu rumo a São Paulo, no início da manhã desta terça-feira (26), para participar da 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que será realizada no próximo domingo (31), com um trajeto de 15 quilômetros.

A ação é disponibilizada pela prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Esportes, e integra o programa Recife Corre, disponível para toda a população por meio de cadastro no Conecta Recife.

"É muito importante trazer para a população um serviço como esse, que incentiva a prática de esportes para o bem-estar e saúde renovada. Todos os participantes estão aqui através do Recife Corre, que pode ser acessado por todos através de cadastro e ocorre todos os anos. Estamos disponibilizando treinamento para todos os cadastrados e ônibus gratuito com instalações em São Paulo para acomodá-los", explicou o secretário-executivo de Fomento ao Esporte do Recife, Gabriel Perrusi.

Um dos corredores impactados pelo programa foi o administrador Clay Santos, de 35 anos, que vai participar pela primeira vez da São Silvestre. Ele se cadastrou neste ano para receber o treinamento no Polo do Parque da Macaxeira, na Zona Norte da cidade, para cuidar melhor da sua saúde e seguir os passos do seu pai, que fará a prova pela segunda vez.

"A gente consegue treinamento durante todo o ano e, para coroar a nossa preparação, vamos participar da São Silvestre. Desde criança, cresci assistindo à corrida na televisão, vendo os grandes competidores, então estou muito ansioso por poder fazer os 15 km  do trajeto também", afirmou.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

A São Silvestre também tem como marca registrada trazer os mais diversos competidores. Uma das figuras únicas que marca presença na maratona é Severino Pereira, conhecido como Frade Maratonista.

O competidor de 72 anos, que costuma correr vestido da bandeira de Pernambuco, elogiou a corrida e demonstrou já se sentir bastante a vontade com a prova. "É uma corrida linda, maravilhosa. Me sinto em casa. São 24 anos de São Silvestre e Duas Maratonas Internacionais de São Paulo e, graças a Deus, estou aqui com uma saúde de 'bicho' ", disse.

Frade Maratonista vai para a sua 24ª Corrida de São Silvestre. Foto: Clarice Melo / Folha de Pernambuco

O treinamento dos participantes acontece durante todo o ano e pode ser realizado tanto por cadastro e recebimento de planilhas de treino online, que podem ser feitas em qualquer lugar por cada aluno, ou por aulas presenciais toda terça e quinta-feira, das 8h às 9h, no Parque da Macaxeira.

"Nós disponibilizamos fichas de treino, com instruções para o que os alunos devem fazer todos os dias. Nas aulas presenciais, eu faço testes de resistência e capacidade física, para que eles possam percorrer o trajeto com mais facilidade. Eu me sinto muito gratificado pelo projeto porque, por conta do acompanhamento, alguns alunos já conseguem correr 10 a 12 km com mais facilidade", revelou o professor de Educação Física e treinador do Recife Corre  há cinco anos, Pedro Antônio da Silva Neto, de 35 anos.

Trajetória da Corrida Internacional São Silvestre
A primeira edição da prova aconteceu em 1925 e, de lá para cá, ocorre todos os anos, exceto por 2020, quando houve uma pausa por conta da pandemia de Covid-19. O percurso de 15 km começa e termina na Avenida Paulista. No total, estão inscritas 35 mil pessoas, entre atletas profissionais e amadores.

Até dezembro de 1988, a corrida acontecia à noite. Após isso, passou a ser realizada no período da tarde, até 2012, quando passou a ocorrer pela manhã. 

Neste ano, a programação começa às 7h25, horário da largada dos cadeirantes. Em seguida, às 7h40, é a vez da elite feminina. Os atletas masculinos iniciam a prova às 8h05.

Veja também

Aryna Sabalenka vence Jessica Pegula e conquista seu primeiro US Open
Tênis

Aryna Sabalenka vence Jessica Pegula e conquista seu primeiro US Open

Fenômeno brasileiro de 15 anos, Gui Kury conquista título mundial de skate vertical em Roma
Skate

Fenômeno brasileiro de 15 anos, Gui Kury conquista título mundial de skate vertical em Roma

Newsletter