Paralimpíada

Doze pernambucanos farão parte da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

CPB anunciou oficialmente a convocação de 253 atletas na tarde desta terça (06)

Foto: Arquivo Pessoal

Leia também

• Com mais dois convocados, Brasil terá 53 atletas em Tóquio

• Irã terá 1ª mulher no levantamento de peso na Olimpíada de Tóquio

• Calor e umidade: como recriar as condições de Tóquio na busca por medalhas

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou na tarde desta terça-feira (6) a lista de convocados para a delegação brasileira que irá disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio, entre 24 de agosto a 5 de setembro. O anúncio foi feito através de uma transmissão realizada no Youtube e no Facebook. Foram nove atletas naturais de Pernambuco e três integrantes da comissão técnica convocados

Entre os pernambucanos que irão integrar a delegação estão: Ana Cláudia, Leylane dos Santos, Jeohsah Bezerra; Andreza Vitória e Evani Soares (atletismo);  Maria Carolina Santiago e Phelipe Andrews Rodrigues (Natação); Raimundo Nonato  (Futebol de 5); Moniza Aparecida (Goalball).

A nadadora pernambucana Maria Carolina Santiago já havia conquistado o direito de participar da competição por ter ganho medalha de ouro na categoria de 100 metros livre, além de ter sido prata no 100m costa, no Mundial de Londres. Será a sua primeira Paralimpíada em sua carreira, e está na reta final da sua preparação para a competição. 

“É uma emoção muito grande você ver seu nome na lista, saber que ela saiu e agora é oficial. Nesse momento, em que falta menos de um mês para a gente viajar, o coração bate mais forte. Eu estou levando isso com muita seriedade para que a gente possa chegar lá e ter o meu melhor resultado nas provas em que vou competir. Espero que toque o hino nacional por ter conquistado uma medalha de ouro", declarou a atleta em entrevista à Folha de Pernambuco.

No total são 253 atletas em toda a delegação, a segunda maior de todas as Parlimpíadas. Destes, 159 são homens e 94, mulheres. Nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, O Brasil conquistou o seu maior número de medalhas em todas as edições em que participou. Foram 72 pódios, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. A delegação ficou em oitavo lugar no quadro geral de medalhas. 

"Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, estamos otimistas numa grande participação em Tóquio. O atletismo viaja com a sua segunda maior delegação, perdendo apenas para os Jogos Rio 2016. Na natação e no halterofilismo, os atletas convocados figuram entre os oito melhores do ranking mundial, o que nos enche de esperança e otimismo na busca de grandes resultados", analisou Alberto Martins da Costa, diretor técnico do CPB.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter