Logo Folha de Pernambuco

Santa Cruz

'Orgulhoso e feliz', Danny Morais se despede do Santa na próxima semana

Em entrevista à TV Coral, zagueiro explicou motivos da aposentadoria e planeja seguir no futebol fora das quatro linhas

Danny Morais, zagueiro do Santa CruzDanny Morais, zagueiro do Santa Cruz - Foto: Divulgação/Santa Cruz FC

Dia 7 de abril, diante do Vera Cruz, no Arruda. Esta será a data que o zagueiro Danny Morais entrará em campo pela última vez com a camisa do Santa Cruz. Em janeiro de 2015, o defensor atuou pela primeira vez pelo Tricolor em sua carreira. Aquele clássico contra o Sport seria o primeiro de 177 jogos do zagueiro pela equipe pernambucana. Uma trajetória que se estendeu por seis temporadas. No início da noite desta terça-feira (30), Danny se pronunciou sobre sua despedida na TV oficial do Santa.

"Decisão difícil, uma das mais complicadas da carreira. Todos os atletas profissionais sabem que esse momento não é de um dia para o outro, ele se constrói. Há bastante tempo venho pensando nisso, sentindo a necessidade de me preparar fora de campo. A tolerância para algumas coisas vai diminuindo, todo entorno do futebol não é fácil. Não foi uma decisão simples, não foi uma decisão fácil, mas acredito que foi muito pensada, dividida com pessoas que gostam de mim, me ajudam. Acredito que foi a melhor decisão para mim", falou o defensor.

Ainda segundo o defensor, um dos motivos para dizer adeus ao futebol aos 35 anos é o fato de não estar rendendo o máximo esperado. Se recuperando de uma lesão muscular, o zagueiro não atua desde o último dia 11. Na ocasião, encarou o Salgueiro, pelo Estadual.

"Não foi nada sério, estou treinando. É mais uma coisa que mostra essa coisa da resiliência, da entrega, e mostra quanta força a gente tem para voltar. Minha decisão foi muito em cima disso. Sou um cara profissional, não fui um craque, mas, sem sombra de dúvidas, fui um dos que mais me dediquei. Vivi o futebol intensamente. Não seria honesto comigo se eu tivesse aqui um dia 99% e não 100%, como foi minha carreira toda. Sou um cara que me exponho demais, falo demais, e no momento que eu sentir que uma palavra que sai da minha boca não for verdadeira, eu vou estar sendo desonesto comigo e com quem eu estarei passando a mensagem. Então, talvez, essa diferença do que eu sentia antes tenha sido o motivo dessa decisão", explicou.

Natural de Porto Alegre e revelado pelo Internacional, Danny Morais também soma passagens por equipes como Botafogo, Bahia e Chapecoense. Fora do país, atuou com a camisa do Al-Ettifaq, da Arábia Saudita e do Busan IPark, da Coreia do Sul. A passagem pelo futebol coreano, inclusive, foi entre seus dois ciclos pelo Tricolor do Arruda. Satisfeito por tudo que construiu na carreira, o camisa 4 espera ter deixado um legado por onde passou.

"Me sinto orgulhoso de tudo que fiz, da minha carreira, de como eu construí essa carreira. Sou um cara que sou apaixonado por ganhar, mas nada está acima de um caráter, de um princípio. Sempre quis passar isso para todos. Agradeço a todas as equipes, especialmente ao Inter, onde fui criado, e ao Santa, onde mais me identifiquei. Agradeço a receptividade que tenho em Pernambuco, que continuará sendo minha casa, e o respeito que todos têm por mim. Quero dizer que se puder ter contribuído com a vida de cada um que passou por aqui, algum torcedor, eu saio satisfeito. Estou feliz, orgulhoso. Obrigado pelo carinho que todos continuam tendo comigo, vou continuar levando esse clube e esse estado que me recebeu tão bem com carinho", ressaltou o capitão coral. 

Com a camisa do Santa, Danny conquistou dois títulos pernambucanos, uma Copa do Nordeste e um acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, em 2016. Com o nome gravado na história do clube, agora se prepara para seu último ato no próximo dia 07, contra o Vera Cruz, pela próxima rodada do Pernambucano. Segundo o defensor, a programação foi feita em conjunto com a diretoria coral.  

"Quero vestir a camiseta do Santa mais uma vez. Na programação feita minha com o clube, continuarei treinando, como eu já estou. Me preparando para o próximo jogo (do Estadual) em casa. Infelizmente não vai ter torcida, mas será um dos momentos mais especiais para mim. Quero fazer esse jogo, quero participar porque quero conviver esses meus últimos dias, meus últimos treinamentos com pessoas que foram importantíssimas na minha vida. Pessoas que são minhas amigas, que admiro e que vai representar bem todos os clubes por onde eu passei e a minha escolha de fazer isso de uma forma limpa, transparente. De uma forma que eu possa levar para o resto da minha vida. Conto com a ajuda de cada torcedor, cada membro do clube, que façam isso junto comigo." 

Além dos campeonatos conquistados jogando pelo Santa Cruz, o defensor tem títulos como a Copa Sul-Americana de 2008, Gaúchão de 2005, 2008 e 2009, Carioca de 2010, além do Baiano de 2012. Com o currículo vasto, se prepara para trabalhar fora das quatro linhas. De acordo com Danny, há a possibilidade de seguir trabalhando dentro do Arruda. "Vou descansar um pouco. Isso que estou vivendo é desgastante. Foi uma carreira de mais de 20 anos de entrega, tive que abdicar de muita coisa pelo futebol. Mas, sem dúvidas, ficarei no futebol. Partiu da diretoria esse desejo, vamos conversar. Vamos ver se posso ajudar de alguma forma, se eles podem me apresentar algo legal", falou.

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Newsletter