Logo Folha de Pernambuco

Jogos Olímpicos

Osaka insiste em não receber revezamento da tocha olímpica

Governador Hirofume Yoshimura cita aumento de casos de Covid-19 como justificativa

Revezamento da tocha olímpica, no JapãoRevezamento da tocha olímpica, no Japão - Foto: Philip Fong / AFP

O governador de Osaka (Oeste do Japão), Hirofumi Yoshimura, reafirmou nesta sexta-feira (2) sua decisão de não receber o revezamento da tocha olímpica na cidade em razão do aumento de casos de Covid-19, embora ainda não haja uma decisão oficial.

"Sentimos muito pelos portadores da tocha, mas não faremos o revezamento nas ruas de Osaka", disse Yoshimura a repórteres.

"Falaremos com os organizadores da Tóquio-2020 para ver outras possibilidades", acrescentou. 

A presidente do comitê organizador dos Jogos, Seiko Hashimoto, disse em entrevista coletiva que a decisão sobre o revezamento da tocha em Osaka ainda estava sendo discutida.

"Queremos chegar a uma conclusão o mais rápido possível, mas as negociações continuam", declarou. "Todos nós temos que ser flexíveis para nos adaptarmos à evolução dos eventos".

Os Jogos Olímpicos acontecerão de 23 de julho a 8 de agosto em Tóquio, depois de um ano de atraso devido à pandemia. 

O revezamento da tocha olímpica começou em 25 de março em Fukushima (Nordeste) e cruzaria a prefeitura de Osaka entre 13 e 14 de abril, partindo da cidade de Sakai e terminando na cidade de Osaka.

Os responsáveis pelos Jogos publicaram uma série de regras muito rígidas para poder realizar o evento apesar do coronavírus. 

No entanto, vários eventos "testes" tiveram que ser adiados, e é possível que a competição de teste de saltos ornamentais tenha que ser cancelada, anunciou a agência de notícias japonesa Kyodo nesta sexta-feira.

A Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, classificatória para os Jogos, acontecerá em Tóquio de 18 a 23 de abril, embora Kyodo tenha dito que algumas equipes hesitam em viajar ao Japão.

A Federação Internacional de Natação (Fina), que supervisiona a competição, não respondeu à AFP e a presidente do comitê organizador, Hashimoto, disse que ainda não tomou uma decisão.

Veja também

Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro
FUTEBOL

Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro

George Russell faz a pole position do GP de Las Vegas de F1
AUTOMOBILISMO

George Russell faz a pole position do GP de Las Vegas de F1

Newsletter